Curador: Jerônimo Schultz da Silva
Site: https://jardimbotanico.pocosdecaldas.mg.gov.br/herbario, https://www.instagram.com/fjbpc.oficial/, https://specieslink.net/col/AFR/
Endereço: R. Paulo de Oliveira, n° 320, Parque Véu das Noivas
Telefone: (35) 3715-6054
E-mail: afr.fjbpc@gmail.com
Cidade: Poços de Caldas
Estado: MG
Região: Sudeste
Descrição: O herbário da Fundação Jardim Botânico de Poços de Caldas, denominado Anders Fredrik Regnell (AFR), iniciou suas atividades em 2010. Recebeu este nome em homenagem ao médico e botânico sueco, Anders Fredrik Regnell, que viveu 43 anos em Caldas. Realizando o estudou e catalogação das plantas e animas da região, sendo este responsável pela classificação de mais de 2000 espécimes organizando um dos maiores estudos botânicos realizados até hoje no Brasil. O Herbário Anders Fredrik Regnell (AFR) documenta, por meio de exscicatas e spirit (em meio líquido), a diversidade de plantas (vasculares e avasculares) e fungos. Sua coleção dá ênfase à flora do Planalto de Poços de Caldas (MG) e região, onde a maior parte do seu acervo é composto por exemplares das fitofisionomias a Mata Atlântica, sendo essas Campo de Altitude, Floresta Estacional Semidecidual e Floresta Ombrófila Mista. O herbário também tem a responsabilidade de evidenciar e atualizar a ocorrência das espécies regionais sobre algum grau de ameaça a partir da sua base de dados, servindo assim como uma importante ferramenta na conservação.
Curador: Nádia Roque
Site: https://alcbufba.wixsite.com/meusite, https://www.instagram.com/herbarioalcb/, https://specieslink.net/col/ALCB/
Endereço: Av. Barão de Jeremoabo s/n - Campus de Ondina
Telefone: (71)-3283-6530
E-mail: herbarioase@academico.ufs.br
Cidade: Salvador
Estado: BA
Região: Nordeste
Descrição: O Herbário ALCB é um dos mais importantes do estado pois têm em seu acervo espécimes representantes de todos os ecossistemas brasileiros e coleções botânicas históricas, como as do Padre Caminhoá e Pierre Verger. Atualmente, o acervo consta de 109.700 exsicatas, entre as quais 87.603 são fanerógamas, 11.731 briófitas, sendo oito espécimes tipo oriundos da Floresta Atlântica da Bahia, 7.108 algas, 1.900 Pteridófitas (Lycophyta e Monilophyta), 555 fungos e 803 amostras de madeiras, grande parte referente aos diversos biomas da Bahia, e em menor número a outros estados do nordeste ou doações de outras regiões do Brasil. As classificações utilizadas para a organização do acervo levam em conta aquelas propostas por: Wynne (2011) para algas; Goffinet et al. (2008) para Bryophyta; Crandall-Stotler et al. (2009) para Marchantiophyta; Duff et al. (2007) para as Anthocerotophyta; Smith et al. (2004) para Pteridófitas e APG III (2009) para as Angiospermas.
Curador: Marla Ibrahim Uehbe de Oliveira
Site: https://herbarioase.ufs.br/pagina/20693, https://www.instagram.com/herbario.ase/, https://specieslink.net/col/ASE/
Endereço: Av. Marechal Rondon, s/n, Bairro Jardim Rosa Elze - CCBS, DBI, Bloco B
Telefone: (79)3194-6670/7627
E-mail: herbarioase@academico.ufs.br
Cidade: São Cristóvão
Estado: SE
Região: Nordeste
Descrição: A Coleção do Herbário da Universidade Federal de Sergipe (ASE) foi inaugurada em 1972 e compõe um importante acervo de plantas do nordeste, particularmente de Sergipe. Apesar de este Estado possuir uma grande variação vegetacional, ainda há lacunas de conhecimento relacionadas à riqueza e distribuição de táxons nesses ambientes que, além de terem sido pouco estudados, encontram-se em estágio avançado de degradação. A coleção do ASE é considerada uma importante base de dados para estudos realizados por alunos de graduação e pesquisadores de Sergipe e do Brasil. A partir dela, são viabilizados conhecimentos sobre táxons no Estado e fornecidos subsídios para a catalogação, conservação e divulgação da flora brasileira. Até o momento, a coleção é constituída por cerca de 42.300 amostras distribuídas em: três famílias de algas; 20 famílias de Bryophyta, quatro famílias de Marchantiophyta, duas famílias de Lycophyta; 20 famílias de Monilophyta; três famílias de Pinophyta; e 183 famílias de Magnoliophyta. Ainda, o ASE abriga quatro holótipos, 15 isótipos e 15 parátipos pertencentes a 15 famílias de angiospermas.
Curador: João Renato Stehmann
Site: https://www2.icb.ufmg.br/cct/col-botanica.html, https://specieslink.net/col/BHCB/
Endereço: Av. Pres. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha, Bloco L2, sala 181
Telefone: (31)-3409-2679
E-mail: bhcbufmg@gmail.com
Cidade: Belo Horizonte
Estado: MG
Região: Sudeste
Descrição: O Herbário BHCB, do Departamento de Botânica do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG, é o maior herbário ativo de Minas Gerais e foi iniciado em 1969 com uma coleção quase exclusivamente de plantas medicinais cultivadas e espécimes oriundos do Herbário da Faculdade de Farmácia de Ouro Preto. Atualmente o Herbário conta com 183.000 exsicatas registradas, com coleções significativas dos diversos domínios vegetacionais existentes no Estado de Minas Gerais (Cerrado, Caatinga e Mata Atlântica), com destaque para coleções de formações florestais da Mata Atlântica e Campos Rupestres da Cadeia do Espinhaço e Quadrilátero Ferrífero. Os grupos melhor representados no acervo são as angiospermas (plantas com flores) e as pteridófitas (samambaias e licófitas), sendo que a coleção de pteridófitas do herbário é a segunda maior do Brasil.
Curador: Inês Ribeiro de Andrade
Site: https://www.pbh.gov.br/zoobotanica, https://specieslink.net/col/BHZB/
Endereço: Avenida Otacílio Negrão de Lima , 8000 - Pampulha
Telefone: (31) 3277-9211
E-mail: inesribeiro@pbh.gov.br
Cidade: Belo Horizonte
Estado: MG
Região: Sudeste
Descrição: O Herbário BHZB do Jardim Botânico da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica foi criado em 1993. Tem como objetivo catalogar as espécies existentes nas suas coleções vivas e reservas, além daquelas obtidas por coletas feitas em Minas Gerais. Atualmente, o acervo possui mais de 15.000 espécimens catalogados e registrados. Suas coleções mais importantes são as RPPN Brumas do Espinhaço, da Serra da Moeda, Serra do Caraça, Reserva da Fundação Zôo-Botânica de BH, Flora do Norte e Nordeste de MG, Parque Estadual do Rio Doce e outras coletas importantes, coletas aleatórias no município de Belo Horizonte. Encontra-se no acervo 155 espécies ameaçadas, em diferentes categorias de ameaça. Está inscrito no Index Herbariorum desde 2013.
Curador: Gilson Schlindwein
Site: https://www.fepagro.rs.gov.br, https://www.instagram.com/herbario.bla/, https://specieslink.net/col/BLA/
Endereço: Rua Gonçalves Dias, 570 - Bairro Menino Deus
Telefone: (51)-3288-8037
E-mail: gilson-schlindwein@agricultura.rs.gov.br
Cidade: Porto Alegre
Estado: RS
Região: Sul
Descrição: A criação do herbário BLA ocorreu em 1947, através do pioneirismo do Técnico Rural, zootecnista especializado em Agrostologia, Anacreonte Ávila de Araújo, funcionário da Secretaria de Estado dos Negócios da Agricultura, Indústria e Comércio, desde 16/03/1929, abrigando diversas coleções particulares. O Herbário do Laboratório Brasileiro de Agrostologia - BLA foi indexado com a sigla BLA (código internacional de herbários), sob a denominação Brazilian Laboratory of Agrostology, homologado no Index Herbariorum em 1954, por iniciativa do Engº Agrº Ismar Leal Barreto. Esta denominação e reconhecimento estão relacionados ao seu acervo, o qual é formado basicamente de plantas nativas pertencentes à flora agrostológica, na sua grande maioria, pertencentes aos campos sul-rio-grandense e bioma Pampa. Ao longo de sua história, o BLA tornou-se referência para formação de outros herbários em diversas instituições de pesquisa e ensino do estado e centro de treinamento para vários taxonomistas botânicos. Atualmente, o BLA faz parte do Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária (DDPA) pertencente à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação do Rio Grande do Sul e possui um acervo em torno de 20.000 exemplares, constituído basicamente por gramíneas, leguminosas, compostas e ciperáceas, principais elementos dos campos naturais. O BLA destaca-se por abrigar um dos maiores acervos de espécimes forrageiras do bioma Pampa em território brasileiro, o que o diferencia de outros herbários.
Curador: Elidio Guarçoni
Site: https://www.instagram.com/botanicacomcafe/, https://specieslink.net/col/BMA/
Endereço: Av. João Alberto s/n, bairro Bambu
Telefone: (99)-3621-8344
E-mail: herbmaranhao.continental@gmail.com
Cidade: Bacabal
Estado: MA
Região: Nordeste
Descrição: No herbário BMA estão mantidas, atualmente, mais de 2.300 amostras, sob a forma de material seco (exsicatas), predominando as Angiospermas; uma pequena carpoteca, que registra os tipos de frutos de angiospermas do estado do Maranhão; e uma coleção de briófitas, predominantemente secas e armazenadas em potes plásticos. Estas amostras provêm, em sua maioria, do estado do Maranhão, principalmente do município de Bacabal, onde o campus está localizado; também temos amostras bem representativas do cerrado de Minas Gerais,em especial dos campos rupestres da Serra do Cabral. A coleção de exsicatas de Bromeliaceae do Maranhão incluiu coletas que expandiram a distribuição geográfica conhecida para diferentes espécies e descrição de uma nova espécie. A coleção de Lentibulariaceae também incluiu coletas que expandiram a distribuição geográfica conhecida para diferentes espécies. Existem no acervo registros de diversos municípios do Maranhão.
- Material de divulgação: https://www.youtube.com/watch?v=qsTlwuev0ZI
Curador: Ana Paula Fortuna Perez
Site: http://www.ibb.unesp.br/instituicao/herbario/index; https://www.instagram.com/herbariobotu/; https://specieslink.net/col/BOTU/
Endereço: Rua Prof. Dr. Antônio Celso Wagner Zanin, s/nº
Telefone: (14)-3880-0148
E-mail: herbariobotu@ibb.unesp.br
Cidade: SP
Estado: Botucatu
Região: Sudeste
Descrição: O Herbário BOTU está registrado no Index Herbariorum e conta com um acervo de cerca de 27.000 espécimes vegetais de locais diversos, mas principalmente da região de Botucatu, além de uma coleção de frutos e sementes com amostras predominantes do cerrado regional, com relevância para o estado de São Paulo. É o depositário dos materiais botânicos relativos aos diversos projetos de pesquisa e às Dissertações e Teses dos diferentes Programa de Pós-Graduação do Campus de Botucatu e outros. No momento temos a seguintes coleções especiais: Erythroxylaceae; Flora da Serra da Mantiqueira; Plantas do Cerrado Paulista; Plantas do Litoral de São Paulo e Serra do Mar; Coleção Porto Primavera; Coleção Cerrado 13 de maio; Plantas Tóxicas e Medicinais do Cerrado Paulista; Plantas de Humaitá/AM; Coleção Cerrado de Pratânia; Coleção de Fungos Liquenizados.
- Material de divulgação: https://www.instagram.com/p/C-qS6OXSHya/; https://www.youtube.com/watch?v=0dFsWcnrVUY; https://www.youtube.com/watch?v=F_t_ygy00RM; https://www.youtube.com/watch?v=3K1xR1OKfqs;
Curador: Carmen Regina Marcati
Site: https://specieslink.net/col/botuw/
Endereço: Avenida Universitária 3780, Altos do Paraíso
Telefone:
E-mail: carmen.marcati@unesp.br
Cidade: Botucatu
Estado: SP
Região: Sudeste
Descrição: A Xiloteca "Profa Dra Maria Aparecida Mourão Brasil" (BOTUw), localizada na UNESP, Campus de Botucatu, tem como principal finalidade apoiar estudos científicos em madeiras. É fonte importante de informações para o pesquisador, fornecendo possibilidades de identificação e resgate de dados sobre procedência, coletores, local onde estão depositadas as exsicatas e outras informações que auxíliam o pesquisador em seus estudos. A coleção consiste de doações recebidas de diferentes xilotecas de todo o mundo (USDA-Forest Service, EUA; Swiss Federal Institute of Techonology Zurich,Suíça; Centre Technique Forestier Tropical, França; Instituut voor Systematische Plantkunde, Rijksuniversiteit Utrecht, Holanda; Instituto de Ecologia, México; Royal Botanic Gardens, Kew, Inglaterra; Museo di Storia Naturale del Museo Botânico, Universita Degli Studi di Firenze, Istituto per la Ricerca Sul Legno, Firenze, Itália; Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia e Reserva Natural de Linhares, Brasil) como também amostras de espécies do cerrado da região centro-oeste do estado de São Paulo. Contém amostras de madeiras com ênfase nas espécies de regiões tropicais. A partir de 2004 sistematizamos as coletas e incluímos periodicamente amostras de espécies lenhosas de vários habitat, principalmente do cerrado do estado de São Paulo. Tivemos o apoio financeiro da Fapesp em vários projetos (Processos 00/12469-3, 05/59499-8, 09/17778-9, 2015/14954-1, 2019/09417-8, 2022/12563-9). A coleção está organizada em armários de aço por ordem de família. As amostras provenientes de doações têm suas respectivas exsicatas nos herbários dos Institutos de origem e as amostras coletadas na região de Botucatu têm suas exsicatas depositadas no Herbário "Irina D. Gemtchujnicov" (BOTU) da UNESP, Campus de Botucatu.
- Material de divulgação: https://www.fca.unesp.br/#!/noticia/1765/xiloteca-da-fca-e-inserida-em-catalogos-internacionais/; https://www.fca.unesp.br/#!/pesquisa/laboratorio-de-anatomia-da-madeira/xiloteca-profa-dra-maria-aparecida-mourao-brasil-botuw/; https://blog.cria.org.br/2021/10/madeiras-e-suas-imagens.html
Curador: Juliana Gastaldello Rando
Site: https://www.instagram.com/herbariobrba/; https://specieslink.net/col/BRBA/
Endereço: Rua Professor José Seabra de Lemos, 316
Telefone: (77)-3614-3162
E-mail: juliana.rando@ufob.edu.br
Cidade: Barreiras
Estado: BA
Região: Nordeste
Descrição: O herbário da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), cuja sigla oficial é BRBA, foi fundado em 17 de abril de 2007 em homenagem ao Dia Nacional da Botânica. Atualmente, o acervo conta com mais de 8.000 espécimes da flora brasileira, principalmente com coletas realizadas na região Oeste da Bahia, uma extensa área do Estado com predominante vegetação de cerrado, além de outros tipos, como matas estacionais deciduais (matas secas) e de vegetações típicas de relevo cárstico. O acervo conta com uma significativa coleção de Briófitas da região e a família mais expressiva em número de coletas é Leguminosae.
Curador: Tatiana Tavares Carrijo
Site: https://florestaemadeira.ufes.br/herbario-capixaba-cap; https://www.instagram.com/herbariocap/; https://specieslink.net/col/CAP/
Endereço: Av. Gov. Lindemberg, 316 - Centro
Telefone: (28)-3552-2534
E-mail: herbariocapixaba@gmail.com
Cidade: Jerônimo Monteiro
Estado: ES
Região: Sudeste
Descrição: O Herbário Capixaba (CAP), da Universidade Federal do Espírito Santo, foi estabelecido em 2018 com uma missão central de servir como um depositário de coleções biológicas de plantas representativas da região do Caparaó Capixaba, abrangendo o Parque Nacional do Caparaó, Vale do Santa Marta e Pedra Roxa (Ibitirama). Localizado no Departamento de Ciências Florestais e da Madeira, na cidade de Jerônimo Monteiro, o acervo do CAP abriga atualmente 8.292 coleções informatizadas, englobando todos os grupos de plantas vasculares e avasculares. Além da flora da região do Caparaó Capixaba, o acervo do CAP conta com amostras de plantas coletadas em projetos conduzidos pela Universidade Federal do Espírito Santo nos Parques Estaduais de Forno Grande e Mata das Flores (ambos em Castelo), Pedra Azul (Domingos Martins), e Cachoeira da Fumaça (Alegre), bem como na FLONA de Pacotuba (Cachoeiro do Itapemirim), RPPN Cafundó (Cachoeiro de Itapemirim), Reserva Biológica do Córrego Grande (Conceição da Barra) e Serra do Valentim (Iúna). O CAP também participa ativamente em atividades relacionadas à educação e extensão, oferecendo suporte didático aos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade Federal do Espírito Santo, assim como de outras instituições de ensino superior da região Sul do Espírito Santo.
Curador: Glauco de Kruse Villas Bôas
Site: http://cbpm.fiocruz.br/; https://specieslink.net/col/CBPM/
Endereço: Estrada Rodrigues Caldas, 3400 - Taquara
Telefone:
E-mail: cbpm@fiocruz.br
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: RJ
Região: Sudeste
Descrição: A Coleção Botânica de Plantas Medicinais, CBPM, tem por objetivo garantir a determinação botânica e a rastreabilidade de espécies vegetais de interesse medicinal a fim de favorecer o acesso seguro e o uso racional de plantas medicinais e fitoterápicos, fomentando o uso sustentável da biodiversidade e o desenvolvimento de projetos de PD&I relacionados a medicamentos de origem vegetal, de acordo com os preceitos da Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos (PNPMF). O herbário está registrado no Index Herbariorum e cadastrado na Rede Brasileira de Herbários formada a partir da "Comissão de Herbários" da Sociedade Botânica do Brasil (SBB). A CBPM é parte integrante da Plataforma Agroecológica de Fitomedicamentos (PAF) do Centro de Inovação em Biodiversidade e Saúde (CIBS) - Farmanguinhos / Fiocruz. O acervo está informatizado utilizando os programas para gerenciamento de dados de coleções biológicas (Fiocol e Jabot). Através do sítio eletrônico http://cbpm.fiocruz.br é possível conhecer os serviços prestados pela coleção e realizar contato com nossa equipe.
Curador: Rozijane Fernandes Ottoni
Site: https://specieslink.net/col/CCAA/
Endereço: MA-222, KM 04, S/N, Boa Vista
Telefone: (98) 3272-9914
E-mail: herbarioccaa@gmail.com
Cidade: Chapadinha
Estado: MA
Região: Nordeste
Descrição: O Herbário CCAA, localizado no Centro de Ciências de Chapadinha da UFMA, no município de Chapadinha, Maranhão, foi criado em 2017 com o propósito de armazenar e preservar exemplares da flora maranhense, servindo como uma referência científica para os biomas do Cerrado e da Amazônia na região. Constituída por 5.215 amostras, incluindo briófitas, samambaias, licófitas e angiospermas, a coleção é essencial para a pesquisa botânica no estado. Todo o acervo é oriundo de projetos de pesquisa, colaborações interinstitucionais e doações, sendo utilizado em diversas atividades acadêmicas, como trabalhos de conclusão de curso, dissertações, teses e disciplinas de taxonomia. Desde 2018, a coleção está informatizada e registrada na Rede Brasileira de Herbários e, desde 2022, no Index Herbariorum, garantindo sua visibilidade e acesso a pesquisadores nacionais e internacionais. Possui em sua estrutura física cerca de 49 m2, divididos em três ambientes principais: sala da coleção, que conta com nove armários de aço para acondicionamento de exsicatas, sendo quatro de samambaias, três de angiospermas e dois de briófitas, uma bancada móvel, três mesas de escritório, um computador, um ar condicionado, um desumidificador e cadeiras; a sala de preparação de material, com uma bancada fixa, uma pia e materiais de campo; e a sala de secagem, com duas estufas artesanais de madeira.
Curador: Taciana Barbosa Cavalcanti e Bruno Machado Teles Walter
Site: http://pragawall.cenargen.embrapa.br/elcen2web/elc2html/elc2home01.asp; https://specieslink.net/col/CEN/
Endereço: Pq. Estação Biológica, W5 Norte Final, CP 02372, Asa Norte
Telefone: (61) 34484651
E-mail: taciana.cavalcanti@embrapa.br; bruno.walter@embrapa.br
Cidade: Brasília
Estado: DF
Região: Centro-Oeste
Descrição: O Herbário da Embrapa/Cenargen foi criado formalmente em 1977 e é registrado pelo Index Herbariorum com a sigla CEN. Desde 2005 está instalado em um prédio que conta com instalações climatizadas, que incluem, além do acervo principal e duplicatas, sala para a montagem de exsicatas, biblioteca, laboratório de sistemática vegetal e sala de documentação das coleções, abrangendo cerca de 730m² de área. O Herbário CEN é registrado no International Association for Plant Taxonomy - IAPT e em 2005 foi credenciado como fiel depositário pelo Conselho de Gestão do Patrimônio Genético (CGEN/MMA), cujo ato se deu pela Deliberação nº 88, publicada no Diário Oficial da União, em 08/03/2005, Seção 1, nº 45, página 55. Funciona como um centro de referência, documentação e armazenamento de material-testemunho para a pesquisa e treinamento em recursos genéticos e conservação. A coleção do Herbário CEN inclui um acervo dinâmico com mais de 85 mil exsicatas cadastradas, cujo foco principal são plantas de interesse econômico, principalmente aquelas pertencentes aos biomas Cerrado, Amazônia e Caatinga. Destacam-se também materiais oriundos de inventários florísticos e materiais-testemunho de germoplasma depositado nas coleções vivas da Embrapa e do país. Nos últimos 22 anos, o Herbário CEN tem executado projetos relacionados ao inventário da biodiversidade e resgate de germoplasma (coleta de sementes, mudas e estacas) em áreas sob impacto antrópico, particularmente em empreendimentos hidrelétricos. Em virtude da existência passada e presente de especialistas nos quadros da Unidade em grupos taxonômicos específicos, o acervo do herbário CEN é particularmente rico em Arecaceae, Asteraceae, Dioscoreaceae, Euphorbiaceae, Leguminosae, Lythraceae, Ochnaceae, Orchidaceae e Poaceae, possuindo coleções importantíssimas de Arachis, Capsicum, Cuphea, Diplusodon, Manihot, Mimosa, Ouratea, Paspalum e Stylosanthes, para alguns dos quais o acervo do Herbário CEN é considerado um dos mais completos. A coleção conta também com 210 exemplares-tipo de diversos grupos e uma carpoteca com cerca de 350 amostras. O Herbário CEN atua também na coordenação da série "Flora do Distrito Federal, Brasil", que já produziu dez volumes com monografias da flora do Distrito Federal. Mais de 85% das exsicatas do acervo possuem informações disponibilizadas on line.
Curador: Jomar Gomes Jardim
Site: https://www.instagram.com/herbariocepec/; https://specieslink.net/col/CEPEC-Plantas/
Endereço: Km 29 da Rodovia Ilhéus-Itabuna, Cx. Postal 07
Telefone: VoIP - 2103-8490
E-mail: hcepec@gmail.com
Cidade: Ilhéus
Estado: BA
Região: Nordeste
Descrição: O herbário - André Maurício V. de Carvalho - CEPEC possui um acervo com c. 160.000 exsicatas, o segundo maior da região nordeste do Brasil. Possui atualmente c. 3.000 tipos-nomenclaturauis (espécimes usados para propor novas nomes), muitos exclusivos da Mata Atlântica do sul da Bahia, uma das regiões com maior riqueza mundial de espécies e elevado grau de endemismo. Foi criando em 1965 com o propósito de documentar a flora do sul da Bahia, região ainda pouco conhecida na época. Mantém principalmente coleções oriundas da Mata Atlântica do sul da Bahia e norte do Espírito Santo, a chamada "Hiléia Baiana" que inclui registros da Restinga, Floresta Ombrófila densa de terras baixas, submontanas e montanas. Possui também significativas e importantes coletas da Caatinga e do Cerrado incluindo os campus rupestres, especialmente de áreas da Cadeia do Espinhaço. Também está associada à coleção uma xiloteca (CEPECw) com 367 amostras de madeiras, a maioria da região sul da Bahia.
Curador: Edna Dora Martins Newman Luz
Site: https://specieslink.net/col/CEPEC-Fungi/
Endereço: Km 22, Rodovia Ilhéus - Itabuna
Telefone: VoIP - 2103-8490
E-mail: ednadora@yahoo.com.br
Cidade: Ilhéus
Estado: BA
Região: Nordeste
Descrição: Micro e macrofungos da Mata Atlântica do sul da Bahia, principalmente sapróbios e decompositores.
Curador: Vinícius Antonio de Oliveira Dittrich
Site: https://www2.ufjf.br/herbario; https://specieslink.net/col/CESJ/
Endereço: Rua José Lourenço Kelmer, s.n. - Campus Universitário
Telefone: (32) 2102-3224
E-mail: herbariocesj@gmail.com
Cidade: Juiz de Fora
Estado: MG
Região: Sudeste
Descrição: O Herbário Leopoldo Krieger (CESJ) foi iniciado na década de 1940, por iniciativa dos padres Luiz Roth e Leopoldo Krieger. Em 1983 a coleção foi incorporada à Universidade Federal de Juiz de Fora. O acervo do Herbário CESJ reúne coleções de algas, fungos, briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas, além de carpoteca e xiloteca, com mais de 56000 registros de plantas, principalmente da região da Zona da Mata de Minas Gerais.
Material de divulgação: https://www.youtube.com/watch?v=qhuWxD66-l8
Curador: Luciana da Silva Canêz
Site: https://inbio.ufms.br/cgms/; https://specieslink.net/col/CGMS/
Endereço: Avenida Costa e Silva s/n, Bairro Universitário. Instituto de Biociências - Prédio CIPeBio Setor 1 bloco 18
Telefone: (67) 3345-7808
E-mail: herbariocgms@yahoo.com.br; herbariocgms.inbio@ufms.br
Cidade: Campo Grande
Estado: MS
Região: Centro-Oeste
Descrição: O Herbário CGMS da UFMS, situado no Instituto de Biociências, é o maior herbário do Mato Grosso do Sul. Os exemplares catalogados no CGMS são oriundos do Chaco, formações do Pantanal, Cerrado, Veredas, Florestas Estacionais e Mata Atlântica de Interior, totalizando cerca de 70.000 espécimes, distribuídos entre Angiospermas, Gimnospermas, Samambaias e Licófitas, e Líquens. O CGMS foi criado em 1989 pelo professor Arnaldo de Oliveira, curador na época. Em 2002 foi registrado no Index Herbariorum. Em 2008 o CGMS recebeu doação das duplicatas do Herbário HMS da Embrapa Gado de Corte, fundado pelos pesquisadores Dra. Vali Joana Pott e Dr. Arnildo Pott, o que resultou no incremento da coleção de plantas oriundas de distintas regiões do Estado. Recentemente também foram incorporadas ao Herbário CGMS a coleção de Líquens provenientes de projetos de pesquisas dos professores Adriano Afonso Spielmann e Luciana da Silva Canêz, tornando-se a coleção do CGMS entre os maiores e mais representativos acervos de líquens no Brasil.
- Material de divulgação: https://www.youtube.com/watch?v=dLgqra9_9Tg
Curador: Larissa Cavalheiro da Silva
Site: https://www.nebam.com.br, https://www.facebook.com/herbariocnmtsinop/; https://www.instagram.com/herbariocnmtsnp/; https://specieslink.net/col/CNMT/
Endereço: Av. Alexandre Ferronato 1200 St. Industrial
Telefone: (66) 3533-3181
E-mail: herbariocnmt@gmail.com
Cidade: Sinop
Estado: MT
Região: Centro-Oeste
Descrição: O Herbário CNMT iniciou suas atividades em 2010 e está lotado nas dependências da UFMT - Campus Universitário de Sinop, no Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS). Está situado no Município de Sinop/MT. O acervo do Herbário CNMT possui aproximadamente 7.000 exsicatas de diversos grupos vegetais (algas, briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas) provenientes de coletas realizadas na região, principalmente em ambientes de região amazônica bem como de ambientes de cerrado, uma vez que o município está localizado em ambiente de transição cerrado-floresta amazônica. Além das atividades de pesquisa, o herbário CNMT atende pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação.
Os dados das exsicatas estão inicialmente incluídos em um banco de dados desenvolvido em planilhas do programa Excel, sendo posteriormente migrado para o sistema Brahms. Atualmente o acervo está em fase de informatização.
O herbário CNMT apresenta uma série de intercâmbios de material com diversas instituições nacionais e estrangeiras, além receber de visitas de pesquisadores. Os intercâmbios de material englobam a permuta de duplicatas visando identificação por pesquisadores ou somente incremento no acervo. Amostras da coleção podem ser emprestadas a especialistas, por períodos determinados, através das curadorias dos herbários onde trabalham.
Curador: Ana Cristina Mazzocato
Site: https://www.embrapa.br/pecuaria-sul/demais-estruturas; https://specieslink.net/col/CNPO/
Endereço: BR 153, Km 632,9, Vila Industrial - Zona Rural. Caixa Postal 242
Telefone: (53) 3240-4650
E-mail: cppsul.chgeral@embrapa.br
Cidade: Bagé
Estado: RS
Região: Sul
Descrição: O Herbário CNPO está localizado na Embrapa Pecuária Sul, no município de Bagé. Foi criado em 1978 e atualmente possui uma coleção de aproximadamente 4.800 espécimes, onde predominam as famílias Poaceae e Fabaceae. O município de Bagé está localizado na Região Sudoeste do Rio Grande do Sul e inserido no Bioma Pampa, com temperaturas médias de 18ºC, solos férteis e uma grandiosa extensão de campos naturais. Os dados das exsicatas são transferidos para planilhas Excel e padronizados para a linguagem Darwin Core, sendo enviados à publicação por meio do IPT (Integrated Publishing Toolkit) no Sistema de Informação da Biodiversidade Brasileira (SiBBr) e no GBIF (3.484 resultados). Assim, a Coleção de Referência do Herbário CNPO da Embrapa Pecuária Sul conta com 4.775 amostras (especialmente do Bioma Pampa) mantidas e organizadas, das quais 4.087 estão informatizadas, sendo 4.082 registros publicados online na plataforma pública do IPT.
Curador: Maria Ana Farinaccio
Site: https://linktr.ee/herbario_cor; https://cpan.ufms.br/ciencias-biologicas/herbario-cor/; https://www.instagram.com/herbario_cor/; https://specieslink.net/col/COR/
Endereço: Avenida Rio Branco, 1270, Universitário
Telefone: (67)-3234-6819 / (67)-3234-6822
E-mail: herbario.cpan@ufms.br
Cidade: Corumbá
Estado: MS
Região: Centro-Oeste
Descrição: O acervo apresenta aproximadamente 16.500 espécimes que representam, especialmente a biodiversidade do sul do Pantanal. A coleção inclui espécies das áreas de planície, periodicamente inundada e das áreas secas, das morrarias calcárias e do Planalto Residual do Urucum, onde predominam solos ferruginosos. O acervo também contempla uma representativa coleção de pteridófitas e uma xiloteca com amostras do Pantanal sul-mato-grossense.
- Material de divulgação: https://www.youtube.com/watch?v=42eHyfJcEdg
Curador: Cária Urbanetz
Site: http://www.cpap.embrapa.br; https://specieslink.net/col/CPAP/
Endereço: Rua 21 de Setembro,n° 1.880, Bairro Nossa Senhora de Fátima
Telefone: (67)-3234-5908
E-mail: cpap.herbario@embrapa.br
Cidade: Corumbá
Estado: MS
Região: Centro-Oeste
Descrição: O Herbário CPAP foi fundado em 1984 pelos pesquisadores Arnildo Pott e Vali Pott. Ele pertence à Embrapa Pantanal. Trata-se de um herbário local e conta com exemplares coletados em todas as subdivisões das bacias hidrográficas que compõem o Pantanal. É uma das coleções mais representativas desse Bioma, com cerca de 25.000 espécimes. Também possui espécimes do Chaco, Cerrado sensu lato e de Florestas Estacionais Decíduas e Semidecíduas da parte não inundável da Borda Oeste do Pantanal.
Curador: Guilherme Alves Elias
Site: https://herbariounesc.wixsite.com/criciuma; https://www.instagram.com/herbariocri/; https://specieslink.net/col/CRI/
Endereço: Av. Universitária, 1105
Telefone: (48) 3431-2704
E-mail: herbario@unesc.net
Cidade: Criciúma
Estado: SC
Região: Sul
Descrição: A Coleção do Herbário da Universidade do Extremo Sul Catarinense compõe um importante acervo da biodiversidade de plantas da região. O acervo possui atualmente 9.000 espécimes e está registrado no Index Herbariorum.
Curador: Maria de Fátima de Araújo Lucena
Site: https://herbariocstr.webnode.com.br/; https://www.instagram.com/herbariocstr/; https://www.facebook.com/HerbarioCstr/; https://specieslink.net/col/CSTR/
Endereço: Av. dos Universitários, s/n, Santa Cecília - Caixa Postal 61
Telefone: (83) 3511-3017
E-mail: herbariocstr@yahoo.com.br
Cidade: Patos
Estado: PB
Região: Nordeste
Descrição: O Herbário CSTR - Rita Baltazar de Lima foi criado pela Profª Drª Mª das Graças Veloso Marinho no ano de 2006 como coleção didática para auxiliar em suas aulas de botânica. Atualmente a curadoria está sob responsabilidade da Profª Drª Mª de Fátima de Araújo Lucena. Em 2019 o Herbário CSTR conta com 7.258 exsicatas tombadas e registradas informatizadfas no software Brahms, sendo as principais coleções de angiospermas da Caatinga Paraibana. Dispomos ainda de uma pequena coleção de briófitas e pteridófitas. Iniciamos recentemente uma coleção de macrofungos. Destacamos um importante acervo de plantas de inselbergs, matas ciliares, macrófitas aquáticas e plantas medicinais. Recentemente o acervo recebeu dois exemplares Typus (holótipus) resultante de um consistente levantamento florístico realizado em uma área de caatinga de alta importância biológica, um da família Acanthaceae e outro da família Lamiaceae. O acervo é formado por 28 armários. A curadoria funciona no mesmo espaço da sala de tombamento de plantas e biblioteca. Temos uma pequena carpoteca como coleção associada e um laboratório de botânica como apoio.
Curador: José Floriano Barêa Pastore
Site: https://www.instagram.com/herbario_ctbs/; https://specieslink.net/col/CTBS/
Endereço: Rodovia Ulysses Gaboardi, km 3
Telefone: (48) 3721-6273
E-mail: j.f.pastore@ufsc.br
Cidade: Curitibanos
Estado: SC
Região: Sul
Descrição: O herbário de Curitibanos mantém um acervo de 4000 espécimes (6 tipos) sendo especializado nas famílias Polygalaceae e Lamiaceae.
- Material de divulgação: https://www.instagram.com/p/C8MjxDkOK6p
Curador: Geovane de Souza Siqueira
Site: http://www.vale.com/PT/Paginas/Landing.aspx; https://specieslink.net/col/CVRD/
Endereço: BR 101, km 122, s/n. Caixa Postal 91
Telefone: (27) 3371-9715
E-mail: geovane.siqueira@vale.com
Cidade: Linhares
Estado: ES
Região: Sudeste
Descrição: O Herbário da Reserva Natural Vale foi registrado em 1979, no Index Herbariorum, e publicado no The Herbaria of the World, em 1981, sendo reconhecido internacionalmente como Herbário CVRD.
As coletas botânicas na Reserva iniciaram-se em 1963 e se tornaram uma atividade sistematizada a partir de 1978, quando foram intensificadas as pesquisas com flora realizadas na área. Desde então, o conhecimento sobre a flora local continua aumentando, incluindo a descoberta de novas espécies.
Curador: Augusto Giaretta de Oliveira
Site: https://ufgd.edu.br/faculdade/fcba/museu-biodiversidade; https://www.instagram.com/herbarioddms/; https://specieslink.net/col/DDMS/
Endereço: Rodovia Dourados-Itahum, Km 12 - Caixa Postal 364
Telefone: (67)-3410-2199
E-mail: herbarioddms@gmail.com
Cidade: Dourados
Estado: MS
Região: Centro-Oeste
Descrição: O Herbário DDMS tem como principal objetivo abrigar amostras da biodiversidade vegetal da região de Dourados (MS). O Herbário DDMS faz parte do Museu de Biodiversidade da UFGD (MUBIO) e é cadastrado junto ao Index Herbariorum e à Rede Brasileira de Herbários. O acervo atende as atividades de pesquisa científica, como monografias de conclusão de curso de graduação, além de dissertações de mestrado e teses de doutorado, tanto da UFGD como de instituições parceiras. Além disso, presta serviço na área de ensino, realizando determinações de espécimes para a comunidade e atuando na educação ambiental voltada às escolas. A maioria dos espécimes são proveniente do Cerrado e das Florestas Estacionais Semideciduais da região, mas também coletas do Pantanal do Chaco e de Florestas Estacionais Deciduais da Serra da Bodoquena.
Material de divulgação: https://www.instagram.com/p/CfARoPUuoxr; https://www.instagram.com/reel/CvQ54BBtj4J/;
https://www.instagram.com/reel/CvftDwENQ8R/; https://www.instagram.com/reel/CvtC9_TtJ65/; https://www.instagram.com/reel/CvxwVOiNRHc/.
Curador: Fabiane Nepomuceno da Costa
Site: https://www.instagram.com/herbariodiam/; https://specieslink.net/col/DIAM/
Endereço: Rodovia MGT 367 - Km 583, no 5000
Telefone: (38)-3532-6000
E-mail: herbario.diam@ufvjm.edu.br
Cidade: Diamantina
Estado: MG
Região: Sudeste
Descrição: O Herbário DIAM, do Departamento de Ciências Biológicas da UFVJM, foi criado em 2008 com coleta inciais de espécimes de ambientes de Campo Rupestre. Atualmente o acervo conta com aproximadamente 10.500 exsicatas, em sua maioria, por exemplares de Angiospermas de diferentes regiões da Cadeia do Espinhaço, principalmente os complexos vegetacionais que compreendem o Cerrado, Campo Rupestre e Campo Limpo do Estado de Minas Gerais. O acervo consta com famílias botânicas abundantes de vegetação de savana e campos como Asteraceae, Eriocaulaceae, Xyridaceae, Fabaceae, Velloziaceae, Melastomataceae, Orchidaceae, dentre outras. Constam em nossos arquivos exemplares de diferentes áreas de preservação como Parque Eestadual do Rio Preto (PERP), Parque Estadual do Biribiri e Parque Nacional das Sempre-Vivas. O herbário possui exemplares de espécies que se destacam pela condição de raridade, endemismo e risco de extinção, sendo algumas registradas como material-tipo (holótipos, isótipos e parátipos).
Curador: Daniela Aparecida Estevan
Site: https://specieslink.net/col/DVPR/
Endereço: Estrada para Boa Esperança, Km 04
Telefone: (46)-3536-8900
E-mail: herbario-dv@utfpr.edu.br
Cidade: Dois Vizinhos
Estado: PR
Região: Sul
Descrição: O Herbário da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos (DVPR) foi idealizado pelo Prof. Fernando C. Bechara em 2008 para atender às disciplinas de Botânica e também aos projetos de levantamentos fitossociológicos e de restauração de áreas degradadas do curso de Engenharia Florestal. Em 2009, a Prof(a). Daniela Aparecida Estevan foi contratada como professora de taxonomia vegetal e curadora do herbário. Após quatro anos de construção do prédio, o herbário DVPR foi inaugurado em 2012, já contando com mais de 800 exsicatas provenientes de doações dos herbários UNIFIL, FUEL e HCF. Atualmente, o herbário atende aos cursos de Engenharia Florestal, Ciências Biológicas, Agronomia, Zootecnia e Educação no Campo, e aos projetos de pesquisa, principalmente ao projeto CNPq (575081/2008-2) em convênio com a COPEL , o qual conta com diversas parcelas permanentes em fragmento florestal e em parcelas de regeneração passiva e ativa. O acervo é composto atualmente de cerca de 1.800 espécimes de plantas, principalmente de angiospermas, provindas de fragmentos da região, do projeto de restauração de áreas degradadas, e também de doações de outros herbários. A informatização do herbário teve início no final do ano de 2013, utilizando o programa Brahms e encontra-se em andamento. Apesar do recente e ainda pequeno acervo, a tendência após a consolidação do quadro de professores e das instalações do herbário, é crescer e se tornar uma coleção de referência para a região sudoeste do Paraná, que apresenta poucos trabalhos de levantamentos da vegetação e poucos registros em herbários. Com o ingresso da Prof.(a) Fernanda Ferrari iniciou-se também uma coleção de algas, e atualmente o herbário possui uma coleção de 44 amostras provenientes de projetos de pesquisa e ensino realizados por professores da UTFPR, em ambientes lóticos e lênticos (naturais e artificiais) localizados na região sudoeste do Paraná. Cabe ressaltar que o sudoeste do Paraná é uma região cuja amostragem das comunidades fitoplanctônica e perifítica de ambientes aquáticos é ainda incipiente, considerando o tamanho da área de drenagem, especialmente da bacia do Rio Iguaçu, no baixo curso deste rio. Neste sentido, esforços estão sendo feitos para ampliar o número de locais e ambientes aquáticos amostrados, objetivando aumentar o conhecimento e os registros da ficoflórula da região.
Curador: Maria Iracema Bezerra Loiola
Site: https://herbario.ufc.br/pt/
Endereço: Campus do Pici - Bloco 906
Telefone: (85) 3366-9807
E-mail: herbarioeac@gmail.com
Cidade: Fortaleza
Estado: CE
Região: Nordeste
Descrição: O Herbário da Escola de Agronomia do Ceará foi fundado em 1939, pelo botânico Professor Prisco Bezerra, sendo registrado, posteriormente, pelo acrônimo EAC. Na década de 70, o Herbário EAC foi transferido para o Departamento de Biologia do Centro de Ciências da Universidade Federal do Ceará, recebendo o nome de Herbário Prisco Bezerra - EAC. Desde 2003, o EAC está inserido entre as Instituições Credenciadas como Fiéis Depositários de Amostras de Componentes do Patrimônio Genético junto ao Ministério do Meio Ambiente.
Atualmente, o acervo do EAC está constituído por cerca de 50.000 exsicatas, com predominância das espécies do grupo das espermatófitas. As famílias mais representativas em número de espécimes são Fabaceae, Euphorbiaceae, Rubiaceae, Poaceae e Asteraceae. A coleção de tipos nomenclaturais compõem-se de 55 amostras. O Herbário EAC por possuir uma coleção botânica de referência regional, é frequentemente consultado pela comunidade acadêmica da UFC, Instituições de Pesquisa e de Ensino, principalmente do Ceará, Prefeituras Municipais, Secretarias Estaduais de Agricultura, Organizações Não-Governamentais, técnicos de Unidades de Conservação estaduais e federais, além de taxonomistas que possuem como objeto de pesquisa a flora do nordeste brasileiro.
Curador: Valdely Ferreira Kinupp
Site: https://www.instagram.com/herbarioeafm/; https://specieslink.net/col/EAFM/
Endereço: Avenida Cosme Ferreira, 8.045
Telefone:
E-mail: herbario@ifam.edu.br
Cidade: Manaus
Estado: AM
Região: Norte
Descrição: Acervo iniciado em 2008 com ênfase em espécies da flora vascular amazônica. Além da fitodiversidade em geral, o Herbário EAFM tem grande interesse em amostras de plantas de interesse econômico. A prioridade é material fértil, mas material testumunho (voucher) vegetativo (estéril) originários de trabalhos sistematizados (e.g., estudos etnobotânicos e inventários florísticos) em boas condições, com dados de campo e, minimamente, identificados podem ser incorporados ao acervo, mediante contato prévio com a Curadoria e, eventuais contrapartidas em materiais de consumo ou outros. Atualmente, nosso acervo é composto aproximadamente 6000 exsicatas. É uma coleção relevante, pois trabalha majoritariamente com estudantes de nível médio (técnico), contribuindo para desmistificar a botânica e os herbários junto a um público jovem e a comunidade em geral (extensão).
Curador: Leonardo Pessoa Félix
Site: http://www.ccen.ufpb.br/museubiologia/herbario-ean/; https://specieslink.net/col/EAN/
Endereço: CCA/UFPB, Campus II
Telefone:
E-mail: lpfelix2@gmail.com
Cidade: Areia
Estado: PB
Região: Nordeste
Descrição: O herbário é formado principalmente por plantas da Região Nordeste, especialmente do Brejo e Agreste da Paraíba. É composto por aproximadamente 30.000 espécimes com destaque para as famílias Orchidaceae, Leguminosae e Gramineae.
Curador: Gustavo Heiden
Site: http://ect.jbrj.gov.br/; https://specieslink.net/col/ECT/
Endereço: Rodovia BR 392, km 78, Caixa Postal 403
Telefone: (53) 3275-8234
E-mail: gustavo.heiden@embrapa.br
Cidade: Pelotas
Estado: RS
Região: Sul
Descrição: O Herbário ECT está localizado na Embrapa Clima Temperado, Pelotas, RS. A coleção teve início a partir de espécimes de batata-silvestre (Solanum, Solanaceae) do banco ativo de germoplasma da Embrapa Clima Temperado em 1986. A partir de 2003, a coleção passou a ser incrementada com espécimes de outros bancos de germoplasma, inventários florísticos e vouchers de monografias, dissertações e teses realizadas na Embrapa ou em instituições parceiras. O herbário utilizou os acrônimos HCT, HECT e a partir de 13 de novembro de 2014, quando passou a integrar a Rede Brasileira de Herbários, o acrônimo adotado foi ECT. Em abril de 2016 o ECT foi cadastrado no Index Herbariorum. As exsicatas do acervo provêm, em sua maioria, do Rio Grande do Sul e Paraná. O principal foco é a região de clima temperado do sul do Brasil, nos biomas Mata Atlântica e Pampa. Na coleção estão principalmente espécimes testemunhos de acessos dos bancos ativos de germoplasma de batata-silvestre (Solanum, Solanaceae), frutas nativas do sul do Brasil (Arecaceae, Myrtaceae), espinheira-santa (Monteverdia, Celastraceae) e pimentas (Capsicum, Solanaceae). As principais famílias são Asteraceae, Poaceae, Solanaceae, Fabaceae e Celastraceae. A coleção de tipos nomenclaturais possui seis isótipos e 11 parátipos. O herbário possui sala com temperatura e umidade controladas para o acervo, antessala com computador, biblioteca e estereomicroscópio, além de sala de preparação compartilhada com o laboratório de Recursos Genéticos. O ECT faz intercâmbio de material com 12 instituições nacionais e amostras da coleção podem ser emprestadas a especialistas através de contato com o curador.
Curador: Christopher Thomas Blum
Site: https://www.facebook.com/herbario.efc; https://www.instagram.com/herbario_efc/https://specieslink.net/col/EFC/
Endereço: Av. Pref. Lothário Meissner, 900 - Jardim Botânico
Telefone: (41) 3360-4297
E-mail: herbarioefc@ufpr.br
Cidade: Curitiba
Estado: PR
Região: Sul
Descrição: Seu acervo conta com 12.500 amostras registradas, entre angiospermas, gimnospermas e pteridófitas. A coleção abrange essencialmente material coletado no Paraná, em todas suas formações vegetais, com destaque para a Floresta Ombrófila Densa e ecossistemas associados. Outro grupo bem representado é o dos Campos e Cerrados. As famílias melhor representadas são Fabaceae, Asteraceae, Myrtaceae, Melastomataceae, Rubiaceae, Lauraceae, Poaceae e Cyperaceae.
Curador: Viviane Yuri Jono
Site: http://www.lcb.esalq.usp.br/lab/herbário-esa; https://www.instagram.com/herbarioesa/; https://specieslink.net/col/ESA/
Endereço: Av. Pádua Dias, 11; Caixa Postal 09
Telefone: (19) 3447-6723
E-mail: vivijono@usp.br
Cidade: Piracicaba
Estado: SP
Região: Sudeste
Descrição: A história do Herbário ESA se inicia no começo do século XX, com a formação de pequenas coleções individuais de plantas de interesse agronômico por parte de professores da ESALQ. Em meados da década de 1980, por iniciativa principalmente dos Professores Luís Eduardo Catharino, Waldir Mantovani e Luís Antônio Rochelle houve uma reunião dessas diversas coleções e das coleções deles próprios em um único acervo e o início de uma numeração de tombo que vem sendo seguida até hoje, o que pode ser considerado o momento efetivo de implantação do Herbário ESA. Até 1990 a curadoria do herbário foi exercida pelo Prof. Rochelle e durante o período de 1991-1992 pelo Prof. Lindolpho Capellari Jr., os quais se incumbiram de estabelecer as rotinas e a estruturação efetiva do herbário. A partir do final de 1992 e até o presente (com uma interrupção em 2001), a curadoria foi exercida pelo Prof. Vinicius Castro Souza. Os períodos de crescimento do herbário acompanharam de forma bastante próxima este histórico. Durante o período de implantação e consolidação o acervo cresceu de forma discreta, tendo assumido um franco desenvolvimento a partir de meados dos anos 1990, proveniente principalmente do desenvolvimento de projetos de pesquisa por parte dos Profs. Ricardo Ribeiro Rodrigues e Vinicius C. Souza e através de um intenso programa de permuta, especialmente com os herbários MBM, BHCB e FUEL, mas que hoje inclui cerca de 20 herbários e é responsável por cerca de 15% do acervo. Outro evento importante foi a reunião da coleção principal do herbário com a "Coleção Brieger" do Departamento de Genética da ESALQ, que inclui cerca de 30.000 espécimes de Orchidaceae, que hoje se encontram incorporados ao acervo do Herbário ESA. O crescimento do Herbário ESA e do Laboratório de Sistemática a ele associado e seu desenvolvimento em bases sólidas permitiu a participação dos docentes do Departamento de Ciências Biológicas da ESALQ e de seus orientados em projetos de larga escala, em colaboração com outras instituições, como o Projeto "Flora Fanerogâmica do Estado de São Paulo", em relação ao qual a ESALQ assumiu um papel de destaque, sendo a instituição que realizou o maior número de novas coletas neste projeto e a responsável por um grande número de monografias no recém-publicado volume 2 da "Flora de São Paulo" (12 das 57 monografias). Além disso, este crescimento permitiu também a condução, como instituição principal, de projetos diretamente ligados às áreas de Taxonomia Vegetal e de Ecologia de Ecossistemas, como ocorre com os Projetos "Dinâmica das Formações Florestais do Estado de São Paulo, 40 hectares de Parcelas Permanentes" (temático FAPESP) e "Diversificação e Regionalização das Matrizes de Árvores Nativas do Estado de São Paulo" (apoio FNMA). Hoje o Herbário ESA apresenta cerca de 120.000 espécimes (cerca de 90.000 da coleção principal e cerca de 30.000 da Coleção Brieger), correspondendo ao quarto maior acervo do Estado de São, o que é digno de nota, considerando o histórico recente deste herbário. A partir de 1997, a maior parte das etiquetas dos espécimes passou a ser confeccionada a partir de um modelo único de banco de dados, o que permitiu uma padronização que viabilizaria no futuro o processo de informatização. Em 2002 este processo se iniciou, a partir da iniciativa voluntária de uma pós-graduanda, Juliana de Paula Souza, que se responsabilizou pela unificação dos bancos de dados existentes e pela orientação de alunos de graduação e técnicos no que se refere à incorporação de novos dados. Um ano mais tarde, conta-se com aproximadamente 60% da coleção principal (excluída a "Coleção Brieger") já informatizada e no padrão HISPID utilizado internacionalmente. Iniciou-se então uma série de contatos com o Centro de Referências em Informação Ambiental (CRIA) que passou a oferecer suporte técnico para a consolidação do banco de dados e para o uso do programa BRAHMS. A partir de julho de 2003, parte da coleção (correspondente aos materiais de Apocynaceae) passou a estar disponível on line, através da primeira fase do Projeto speciesLink, sediado no CRIA. Apesar de todo este avanço em relação ao processo de informatização, o Herbário ESA passa hoje por um impasse no que se refere à continuidade deste processo, devido à inexistência de verbas específicas para este fim. Deve ser notado que o resultado obtido até o momento deveu-se ao trabalho voluntário de graduandos e pós-graduandos e ao uso de equipamentos destinados prioritariamente à pesquisa. O Departamento de Ciências Biológicas da ESALQ/USP vem desenvolvendo uma linha de pesquisa na área de Botânica Sistemática voltadaprincipalmente para plantas de interesse agronômico e florestal, incluindo plantas medicinais, daninhas, forrageiras, alimentícias e utilizadas em projetos de adequação ambiental e recuperação de áreas degradadas, além de projetos voltados ao estudo da Biodiversidade dos Ecossistemas Brasileiros, incluindo aspectos taxonômicos e ecológicos. Cinco professores do departamento vêm trabalhando diretamente nesta área e são responsáveis pela orientação de cerca de 20 alunos de graduação e 30 de pós-graduação. Assim, a existência de um Herbário dinâmico e ativo nesta unidade de pesquisa é imprescindível, visto que além de estarem depositadas as plantas que servem de referência para a realização de identificações, no herbário são depositados os "vouchers" de plantas que são objetos de experimentações científicas, conforme tem sido requerido para publicação de trabalhos científicos. O Herbário ESA tem a cada dia tido um papel mais importante nesta linha, já que a ampliação do acervo e a visita freqüente de especialistas têm tornado possível que a maioria das identificações seja realizada no próprio departamento, sem a necessidade de deslocamento para outros herbários de maior porte, como o Herbário do Instituto de Botânica do Estado, que não apresenta vocação agrícola como o próprio ESA. Outros departamentos da ESALQ também utilizam de forma bastante frequente o herbário e, desta forma, a qualidade deste setor tem reflexos não só no próprio Departamento de Ciências Biológicas, mas para a ESALQ como um todo.
Atualmente cerca de 55 projetos estão em andamento utilizando o acervo do Herbário ESA, a maioria dos quais relacionados a temas de dissertações e teses incluindo 11 diferentes orientadores, coordenadores ou supervisores, provenientes do próprio Departamento de Ciências Biológicas ou de outros Departamentos da ESALQ, como o Departamento de Ciências Florestais ou de outras unidades da USP (IB/USP e FFCLRP/USP) e da UNICAMP, que serão diretamente beneficiados pela pronta disponibilidade das informações obtida a partir do processo de informatização. O número de beneficiados, entretanto, será muito maior, considerando o grande número de consultas eventuais e de visitantes que o herbário recebe.
Curador: Eduardo Van den Berg
Site: http://www.herbario.dbi.ufla.br/; https://specieslink.net/col/ESAL/
Endereço: Avenida Central, Campus Universitário UFLA
Telefone: (35) 3829-1919
E-mail: secherbarioesal.dbi@ufla.br
Cidade: Lavras
Estado: MG
Região: Sudeste
Descrição: O Herbário ESAL, da Universidade Federal de Lavras, possui cerca de 30.000 exsicatas e constitui um dos mais importantes acervos da biodiversidade vegetal do Campo das Vertentes, na região centro sul de Minas Gerais, possuindo um importante e antigo histórico de atuação na pesquisa da flora do seu entorno.
Curador: Laura Cristina Pires Lima
Site: https://portal.unila.edu.br/sact/laboratorios-de-pesquisa/herbario-evaldo-buttura-herbario-evb; https://www.taxonline.bio.br/evb; https://www.facebook.com/herbario.unila/; https://www.instagram.com/herbario.unila/; https://specieslink.net/col/EVB/
Endereço: Avenida Tarquínio Joslin dos Santos, 1000, Sala G-105
Telefone: (45) 3529-2752
E-mail: laboratorio.herbario@unila.edu.br
Cidade: Foz do Iguaçu
Estado: PR
Região: Sul
Descrição: O herbário Evaldo Buttura (EVB), da Universidade Federal da Integração Latino-Americana está localizado em Foz do Iguaçu, começou suas atividades em 2015, a partir da restauração da coleção histórica do botânico Evaldo Buttura, que foi responsável por coletas no Oeste do Paraná, há mais de 40 anos. O herbário também abriga coletas da micro região de Foz do Iguaçu, com enfoque no Parque Nacional do Iguaçu, Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) e Flora Urbana. O herbário tem promovido a formação técnico-científica com a oferta de vagas em estágio supervisionado e iniciação científica, bem como com orientação de dissertações de mestrado e trabalhos de conclusão de curso. Além de armazenar uma coleção botânica de referência para a flora local e formar técnicos, é importante disponibilizar informações sobre as funções do herbário no conhecimento da biodiversidade e conservação da flora para a população externa à comunidade científica, contribuindo, desta forma, para o fortalecimento da Educação Ambiental e do Ensino de Botânica na região. Diante disso, o herbário tem atuado nas demandas da vida acadêmica universitária que envolve o tripé, Ensino, Pesquisa e Extensão. Desde 2020 está cadastrado no Index Herbariorum. Atualmente tem mais de 4.700 exsicatas registradas.
Curador: João Paulo Condack
Site: http://www.bio.puc-rio.br/a-biodiversidade/herbario-friburguense/; https://www.instagram.com/herbariofriburguense/; https://specieslink.net/col/FCAB/
Endereço: Rua Marques de São Vicente 225, Ed. Pe. Leonel Franca, 7º andar
Telefone: (21) 3527-2550
E-mail: herbariofriburguense@puc-rio.br
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: RJ
Região: Sudeste
Descrição: Coleção iniciada em 1951, a partir de coleções de Pe. Eugenio Leite na Serra do Baturité, Ceará, como apoio às aulas do Colégio Anchieta, em Nova Friburgo. Reúne aproximadamente 6.000 espécimens, em sua grande maioria da região serrana de Nova Friburgo, incluindo áreas urbanas, onde se destacam as espécies de samambaias e licófitas, constituindo importante fonte de representação da flora deste município nas décadas de 50 e 60. Assim como em sua constituição, o acervo tem sido acrescido por amostras provenientes de áreas naturais urbanas, agora na cidade do Rio de Janeiro.
Curador: Maria Alice Neves | Juliana de Paula-Souza
Site: http://www.herbarioflor.ccb.ufsc.br/; https://www.facebook.com/HerbarioFLOR; https://www.instagram.com/herbarioflor/; https://specieslink.net/col/FLOR/
Endereço: Campus Reitor João David Ferreira Lima - Trindade
Telefone: (48) 3721-2905
E-mail: herbarioflor.bot@contato.ufsc.br
Cidade: Florianópolis
Estado: SC
Região: Sul
Descrição: O Herbário FLOR da Universidade Federal de Santa Catarina foi fundado em 1964 pelos professores Ranulpho José de Souza Sobrinho e Roberto Miguel Klein. Seu acervo compreende exemplares de plantas vasculares, fungos e algas. Seu acervo é o segundo maior do estado e está voltado especialmente para a flora do estado de Santa Catarina.
Curador: José Eduardo Lahoz da Silva Ribeiro
Site: https://www.uel.br/projetos/tibagi/HERB.HTM; https://specieslink.net/col/FUEL/
Endereço: Rodovia Celso Garcia Cid, PR 445 Km 380
Telefone: (43) 3371-4946
E-mail: herbariofuel@uel.br
Cidade: Londrina
Estado: PR
Região: Sul
Descrição: O Herbário da Universidade Estadual de Londrina foi iniciado em 1982, no então departamento de Biologia Geral. Em 1985, já contava com um acervo que permitiu seu cadastramento no Index Herbariorum. Posteriormente, em uma readequação da estrutura administrativa, o departamento foi dividido e o Herbário foi incluído no departamento de Biologia Animal e Vegetal, onde estão alocados os docentes da área de botânica e ecologia vegetal. Além das atividades de pesquisa do departamento, o herbário FUEL atende pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação dos cursos de Ciências Biológicas, Agronomia, Zootecnia, Química, Farmácia e Tecnologia de Alimentos e Medicamentos e Veterinária da Universidade, bem como alunos e pesquisadores de diferentes instituições. No herbário FUEL estão mantidas, atualmente, amostras, principalmente sob a forma de material seco, predominando as Angiospermas. Estas amostras provêem, em sua maioria, do Estado do Paraná, principalmente da bacia do rio Tibagi, além de outros municípios no Brasil. A coleção da bacia do rio Tibagi, que corta o estado do Paraná no sentido Sul-Norte, por cerca de 550 km, já incluiu coletas que expandiram a distribuição geográfica conhecida para diferentes espécies e descrição de novas espécies de árvores. A coleção dos tipos nomenclaturais conta com isótipos e parátipos, com as imagens disponibilizadas na rede. Os dados das exsicatas foram inicialmente incluídos em um banco de dados, desenvolvido pelo antigo Núcleo de Processamento de Dados da Universidade, a partir de 1999. O banco de dados foi migrado para o programa BRAHMS (atualmente na versão 7.9.3) e o acervo está todo informatizado, sendo iniciada a confecção de códigos de barra para as amostras. Desde 2006, o herbário está localizado em prédio onde conta com quatro espaços mobiliados e climatizados: acervo, sala de computadores, biblioteca e laboratório de apoio e a sala de preparação (cerca de 38m2). Uma sala em prédio separado com cerca de 15m2 é utilizada para secagem e desinfecção de material botânico, onde estão dispostas estufas para secagem e um freezer. A sala do acervo para exsicatas, com cerca 75m2, acomoda um total de 66 armários de aço. A sala dos computadores (cerca 29m2) conta com computadores, impressoras e escaners em rede. O laboratório, 45m2, conta com lupa e lupa com câmara clara. O acervo bibliográfico (livros, separatas e periódicos de uso coletivo) está incluído em estantes de metal. Em outra sala, fica o laboratório de algas e a coleção de algas, em meio líquido, somam aproximadamente 850 amostras de fitoplâncton e perifiton, sendo a quase totalidade da bacia do rio Tibagi e já informatizadas (Coleção FUEL-Algae) . O herbário conta hoje com os serviços dos docentes do departamento e de um auxiliar técnico que é responsável pela condução de diferentes atividades (apoio de coletas, secagem e montagem de exsicatas, controle sanitário). A informatização, confecção de etiquetas, identificação de amostras e acomodação no acervo são atribuições de bolsistas e alunos de graduação e pós-graduação executam e/ou colaboram nestas tarefas como parte de suas atividades. O herbário FUEL apresenta uma série de intercâmbios de material com mais de 200 instituições nacionais e estrangeiras, além receber de visitas de pesquisadores. Os intercâmbios de material englobam a permuta de duplicatas visando identificação por pesquisadores ou somente incremento no acervo. Amostras da coleção podem ser emprestadas a especialistas, por períodos determinados, através das curadorias dos herbários onde trabalham. Material de divulgação: https://www.youtube.com/watch?v=f1RqsCFdD3U
Curador: Rânia Mara Santana
Site: https://specieslink.net/col/Funed-Pol/
Endereço: Rua Conde Pereira Carneiro, 80, Gameleira
Telefone: (31) 3314-4796 / (55) (31) 3314-4795
E-mail: rania.santana@funed.mg.gov.br
Cidade: Belo Horizonte
Estado: MG
Região: Sudeste
Descrição: A coleção de lâminas de grãos de pólen do Serviço de Recursos Vegetais e Opoterápicos (SRVO) conta com 4600 lâminas de, aproximadamente, 1000 espécies de plantas, distribuídas em 650 gêneros e 164 famílias. A Palinoteca do SRVO recebe diversas visitas técnicas para consulta ao seu acervo, e contribui para a feitura de inúmeros trabalhos científicos, dentre monografias, dissertações, teses e artigos.
O estudo dos grãos de pólen, esporos e outros palinomorfos microscópicos, sejam fósseis ou atuais, é denominado palinologia. A Melissopalinologia é o estudo dos grãos de pólen presentes no mel, com o propósito de identificar as espécies de plantas visitadas pelas abelhas, para coleta de néctar e elaboração do mel. Esta ferramenta também pode ser utilizada em estudos ecológicos sobre relações de polinização, e em estudos de origem botânica de produtos apícolas. Consultar uma coleção de referência de lâminas de grãos de pólen é de suma importância para a identificação dos grãos de pólen. No Brasil e no mundo existem poucas coleções deste tipo disponíveis para consulta da comunidade científica, e, portanto a Coleção de Lâminas de Grãos de Pólen do SRVO é um importante acervo deste tipo de material, principalmente de espécies da flora do Cerrado de Minas Gerais.
Curador: André Luís Gasper
Site: https://sites.google.com/view/herbariofurb; https://www.furb.br/herbario; https://www.instagram.com/herbario.furb/; https://specieslink.net/col/FURB/
Endereço: Rua Antônio da Veiga, 140 - Victor Konder
Telefone: (47) 3321-0654
E-mail: herbario@furb.br
Cidade: Blumenau
Estado: SC
Região: Sul
Descrição: O herbário da FURB foi criado em 1990, sendo denominado Dr. Roberto Miguel Klein (1923-1992) em homenagem ao botânico e ecólogo que estudou a flora de Santa Catarina, caracterizando sua ecologia e vegetação, sendo também professor de nossa universidade. Tem como objetivo abrigar coleções e estimular estudos sobre a biodiversidade da flora, especialmente aquela do Parque Nacional da Serra do Itajaí, do Vale do Itajaí e de Santa Catarina. Conta hoje com uma xiloteca didática, coleção didática de musgos, e pteridófitas. A coleção está informatizada sendo de fácil acesso a consulta de espécies e locais de coleta. O herbário está aberto à permuta, à consulta e empréstimos. Aceita doações de exsicatas identificadas.
- Material de divulgação: https://www.instagram.com/p/DDsFMBTqKB-/
Curador: Jorge Antonio Silva Costa
Site: http://www.ufsb.edu.br/jardimbotanicofloras/colecoes/herbario-gcpp; https://www.instagram.com/herbariogcpp/; https://specieslink.net/col/GCPP/
Endereço: BR 367, Km 10, Rodovia Eunápolis-Porto Seguro, Campus da UFSB, Zona Rural. Cx. Postal 108.
Telefone: (73) 3288-8400
E-mail: herbariogcpp@ufsb.edu.br
Cidade: Porto Seguro
Estado: BA
Região: Nordeste
Descrição: O Herbário Professor Geraldo Carlos Pereira Pinto (GCPP), foi criado em 17/04/2015, prestando homenagem ao Eng. Agrônomo baiano que contribuiu muito com o conhecimento sobre a flora da Bahia e a flora domesticada tais como o dendê, o cacau e algumas gramíneas introduzidas. O GCPP tem como missão amostrar, estudar, resguardar e divulgar o conhecimento sobre a diversidade vegetal, com especial atenção à Flora da Mata Atlântica do Extremo Sul da Bahia. Atualmente, o acervo conta com cerca de 3.000 amostras, sendo 1.815 registradas em banco de dados. A coleção possui registro, até o momento, de 112 famílias de Angiospermas, 08 de Samambaias e Licófitas e 01 de Briófita, principalmente da Mata Atlântica do sul da Bahia e de outros Domínios Fitogeográficos do estado. Possui 01 Tipo Nomenclatural. Além do acervo de exsicatas, o GCPP conta com outras Coleções associadas tais como a coleção de pólen - Palinoteca (palinoFloras), a Carpoteca (frutos), Sementoteca (sementes) e a Xiloteca (madeira).
Curador: Gonçalo Mendes da Conceição
Site: https://www.instagram.com/herbariohabit/; https://specieslink.net/col/HABIT/
Endereço: Morro Alecrim, Praça Duque de Caxias, S/N
Telefone: (99) 3521-3888
E-mail: herbariohabit@gmail.com
Cidade: Caxias
Estado: MA
Região: Nordeste
Descrição: O Herbário Professor Aluízio Bittencourt - HABIT, tem o objetivo de realizar pesquisas botânicas e coletar dados, quanto às espécies da flora do Maranhão e do Brasil. O material que constitui o acervo é proveniente do Cerrado, mas há espécies das mais diferentes formações vegetais do Estado. Atualmente o HABIT possui um acervo de 10.200 amostras, distribuídas entre Briófitas, Pteridrófitas e Angiospermas. O acervo possui a maior coleção de Briófitas do Meio-Norte do Brasil, com cerca de 4.000 amostras. O HABIT atualmente é constituído por um espaço físico amplo para guarda da coleção, sala de informática e cadastro de espécie, sala de curadoria, sala de análise e identificação; e deposito.
Curador: Tonny David Santiago Medeiros
Site: http://www.iepa.ap.gov.br/hamab.php; https://specieslink.net/col/HAMAB/
Endereço: Rod. Juscelino Kubitschek, KM-10 - Fazendinha
Telefone:
E-mail: tonnyiepa@gmail.com
Cidade: Macapá
Estado: AP
Região: Norte
Descrição: O HAMAB possui uma coleção de cerca de 20 mil espécimes catalogadas (exsicatas) sobre a flora do Amapá e amostras de plantas de vegetação de outras regiões brasileiras. A coleção abrange 194 famílias botânicas, cerca de 2 mil gêneros e quase 5 mil espécies.
Curador: Rosana Moreno Senna (plantas) e Vera Regina Werner (algas)
Site: https://www.facebook.com/HerbarioHAS/; https://specieslink.net/col/HAS/
Endereço: Rua Dr. Salvador França, 1427 - Bairro Jardim Botânico
Telefone: (51) 3320-2070 / 3320-2066
E-mail: herbario-has@sema.rs.gov.br
Cidade: Porto Alegre
Estado: RS
Região: Sul
Descrição: O herbário HAS faz parte do rol de acervos científicos do Museu de Ciências Naturais, Secretaria Estadual do Meio Ambiente e infraestrutura do Rio Grande do Sul, SEMA RS. Em 1970 já estava sendo organizado como coleção e somente em 1975 foi efetivamente oficializado, e seu nome é uma homenagem ao botânico e professor da Universidade Federal do RS, Dr. Alarich R.H. Schultz que tanto contribuiu para o conhecimento da botânica regional. O acervo é formado, em grande parte, por espécimes coletadas no Rio Grande do Sul, oriundas de ecossistemas florestais, campestres e aquáticos, e também de espécimes congregadas via intercâmbio com herbários nacionais e internacionais. Em 1989, o HAS recebeu aproximadamente 50.000 exemplares de plantas vasculares do extinto herbário IPRNR, da Secretaria da Agricultura do RS. Atualmente, o acervo total tem 150.000 registros estimados, inclui angiospermas, gimnospermas, pteridófitas, briófitas, algas, fungos e liquens. Para efeitos de acondicionamento e curadoria, devido às peculiaridades de cada tipo de coleção, o Herbário foi organizado em dois setores. Um de plantas, fungos e liquens (127.300 registros estimados) e outro só de algas (22.700 registros). Esta separação também foi adotada no speciesLink (HAS e HAS-algae).
Curador: Daniela Santana Nunes
Site: https://www.instagram.com/herbario_hatm/; https://specieslink.net/col/HATM/
Endereço: UFPA/ Campus Altamira - Área II. Rua Coronel José Porfírio, 2515 Bairro São Sebastião
Telefone: (93) 2122-0595
E-mail: hatm@ufpa.br
Cidade: Altamira
Estado: PA
Região: Norte
Descrição: O Herbário HATM é um herbário didático-científico, com cerca de 4000 espécimes, está registrado na Rede Brasileira de Herbários, atualmente está em processo de informatização da coleção, de cadastramento no Index Herbariorum e também de credenciamento para se tornar fiel depositário de coleções científicas. O HATM é um herbário regional em fase de consolidação, está situado na Faculdade de Ciências Biológicas, da UFPA/ Campus Altamira, na sede do município de Altamira e abriga em seu acervo exemplares da Região da Volta Grande do Rio Xingu (UHE Belo Monte) e de 06 (seis) municípios do Território da Transamazônica/Xingu.
- Material de divulgação: https://www.instagram.com/p/CjJonwrt6AK/; https://instagram.com/p/Cj_pJ5cuIvL/
Curador: Sebastião José da Silva Neto
Site: https://www.instagram.com/herbario.uerj/; https://specieslink.net/col/HB/
Endereço: Pavilhão João Lyra Filho, Rua São Francisco Xavier, 524 - Bloco E, Segundo Andar, Sala 2014
Telefone: (21) 2334-0909
E-mail: uerjherbario@gmail.com
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: RJ
Região: Sudeste
Descrição: O Herbarium Bradeanum (HB), fundado em 1956 por Guido Pabst, caracteriza-se como um importante acervo da flora brasileira acolhido pela UERJ há cerca de 30 anos. Representa o terceiro maior acervo botânico do estado do Rio de Janeiro, com 95.416 registros, dos quais cerca de 2.000 tipos nomenclaturais. É constituída, predominantemente, por exemplares oriundos da flora brasileira, com algumas coleções históricas importantes de alguns naturalistas, como A.C. Brade e G. Pabst.
Curador: Patrícia de Oliveira Neves
Site: https://herbariohbei.wixsite.com/hbei; https://sites.unipampa.edu.br/brherbariohbei/; https://www.instagram.com/hbeiunipampa/; https://specieslink.net/col/HBEI/
Endereço: Br 290, km 423 Bairro Piraí
Telefone: (55) 3232-1444 (Ramal 7460)
E-mail: herbario.hbei@gmail.com
Cidade: São Gabriel
Estado: RS
Região: Sul
Descrição: O Herbário Bruno Edgar Irgang (HBEI) foi criado em 2006 e corresponde ao herbário institucional da Fundação Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Conta com um acervo de 1849 exsicatas, das quais 1662 são representantes das fanerógamas, 35 líquens, 66 fungos e 86 briófitas. O acervo de fungos, briófitas e liquens são, basicamente, provenientes do continente Antártico, fruto de projetos de pesquisadores vinculado à UNIPAMPA/campus São Gabriel. O acervo de fanerógamas é composto, em sua grande maioria, por representantes do bioma Pampa, onde está inserido. Conta ainda com uma carpoteca e espermateca, composta por 166 e 38 amostras, respectivamente. Vários projetos de ensino, pesquisa e extensão foram ofertados pelo HBEI, onde, além de contemplar a coleção científica, corresponde a um espaço didático-científico que oportuniza os acadêmicos a darem sequência ao estudo de botânica visto em sala de aula.
Curador: Oscar Benigno Iza
Site: https://www.univali.br/institucional/vrppgi/pesquisa/herbario-barbosa-rodrigues-hbr/Paginas/default.aspx; https://hbriai.webnode.com.br/; http://herbariobarbosarodrigues.org.br/; https://www.facebook.com/herbariobarbosarodrigues; https://www.linkedin.com/company/herbario-barbosa-rodrigues/; https://www.instagram.com/herbariobarbosarodrigues/; https://specieslink.net/col/HBR/
Endereço: Herbario Barbosa Rodrigues, Av. Cel. Marcos Konder, 800 - Centro.
Telefone: (47) 3224-3646
E-mail: hbr@univali.br
Cidade: Itajaí
Estado: SC
Região: Sul
Descrição: Total de espécimes, 70.000 (setenta mil). Coleção regional de SC.
- Material de divulgação: https://www.youtube.com/watch?v=rS4v_D9QB_U
Curador: Ulf Mehlig
Site: https://specieslink.net/col/HBRA/
Endereço: Alameda Leandro Ribeiro s/n.
Telefone: (91) 3425-1288
E-mail: ulf@ufpa.br
Cidade: Bragança
Estado: PA
Região: Norte
Descrição: A coleção de plantas com sementes do herbário HBRA foca em plantas da região costeira amazônica. A coleção de musgos, hepáticas, licopódios, cavalinhas e samambaias inclui material da Amazônia inteira. No momento, o herbário inclui >6.500 espécimes.
Curador: Maria Arlene Pessoa da Silva
Site: https://www.instagram.com/herbario_hcdal/; https://specieslink.net/col/HCDAL/
Endereço: Rua Coronel Antonio Luiz, 1161, Pimenta
Telefone: (88) 3102-1211
E-mail: herbario@urca.br
Cidade: Crato
Estado: CE
Região: Nordeste
Descrição: O Herbário Caririense Dárdano de Andrade-Lima (HCDAL) pertencente ao Departamento de Ciências Biológicas da Universidade Regional do Cariri (URCA) foi fundado em 19 de setembro de 1992, passando a fazer parte do cadastro internacional dos herbários, Index Herbariorum mantido pela Associação Internacional para a Taxonomia Vegetal e Jardim Botânico de Nova York em setembro de 2012, integra a Rede Brasileira de Herbários (RBH), mantida pela Sociedade Botânica do Brasil (SBB) e o Herbário Virtual da Flora e Funga do Brasil ligado a Rede Brasileira de Herbários (INCT-HVFF) parte integrante do Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia, coordenado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia. O HCDAL é o único herbário localizado no Cariri cearense e abriga representantes da flora brasileira, especialmente do estado do Ceará, com ênfase em espécies vegetais presentes em áreas de Mata Úmida, Cerrado, Cerradão, Caatinga e Carrasco da Chapada do Araripe, a qual abrange parte dos estados do Ceará, Pernambuco e Piauí.
Curador: Marcelo Galeazzi Caxambu
Site: https://www.utfpr.edu.br/servicos-a-comunidade/campo-mourao/herbario-1; https://www.instagram.com/herbarioutfprcm/; https://specieslink.net/col/HCF/
Endereço: Via Rosalina Maria dos Santos nº 1233 - Área Urbanizada; Campus Campo Mourão - Bloco E; Caixa Postal 271
Telefone: (44) 3523-4156 Ramal 244
E-mail: hcf-cm@utfpr.edu.br
Cidade: Campo Mourão
Estado: PR
Região: Sul
Descrição: O herbário HCF foi fundado no ano de 2000 e foi a primeira coleção biológica a ser criada nos 13 campus na UTFPR. Até 2003 ficou estacionado em cerca de 500 amostras. A partir de 2003, com o apoio da direção do campus, começaram as coletas de maneira regular pelo estado do Paraná e outros estados brasileiros. Atualmente encontra-se diretamente vinculado à Direção Geral do Campus Campo Mourão da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Atende pesquisadores e alunos do Curso de Engenharia Ambiental da UTFPR e pesquisadores e alunos de outras instituições. Possui programas de permuta e empréstimo de material botânico para outras 32 instituições nacionais. Desde 2008 está cadastrado no Index Herbariorum. Tem atuado em parceria com o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) no levantamento da flora das Unidades de Conservação regionais e em pareceres técnicos para subsidiar a conservação dos ecossistemas regionais, através do embasamento para criação de novas unidades de conservação e laudos para subsidiar autos de infração em crimes ambientais cometidos contra a flora, atendendo a demandas da Polícia Militar Ambiental e do Ministério Público Estadual do Paraná. O herbário conta com ampla amostragem do notório cerrado de Campo Mourão, do Parque Nacional do Iguaçu e das Unidades de Conservação regionais, municipais e estaduais.
- Material de divulgação: https://www.youtube.com/watch?v=yR0W7_LJCfo
Curador: Ivanilza Andrade
Site: https://ufdpar.edu.br/ufdpar/paginas/hdelta/; https://www.instagram.com/hdeltaufdpar/; https://specieslink.net/col/HDELTA/
Endereço: Avenida São Sebastião, 2819 - Reis Velloso
Telefone: (86) 3315-5520 Ramal: 514
E-mail: hdeltaparnaiba@gmail.com
Cidade: Parnaíba
Estado: PI
Região: Nordeste
Descrição: O Herbário Delta do Parnaíba da Universidade Federal do Delta do Parnaíba foi fundado em 2010, com o acrônimo HDELTA. Este tem contribuído consideravelmente para o desenvolvimento de estudos em diferentes áreas da região, principalmente para o conhecimento da biodiversidade da região deltaica, que abrange o litoral do Piauí e municípios do Ceará e Maranhão. Atualmente, o acervo está constituído por 8.000 exsicatas, com predominância de espermatófitas. O HDELTA tem por finalidade o desenvolvimento da Botânica e ciências correlatas, visando a ampliação do conhecimento da flora brasileira, em especial, do estado do Piauí, através de
estudos taxonômicos e florísticos nos diferentes ecossistemas, subsidiando a conservação e integridade do patrimônio natural brasileiro, em consonância com projetos e programas institucionais, além de fornecer subsídios para o manejo e conservação de diferentes ecossistemas e cobertura vegetal da região de abrangência; manter o intercâmbio com estudiosos da Botânica e áreas afins; enfim, fornecer informações botânicas à comunidade em geral. O Acervo é frequentemente consultado pela comunidade acadêmica da UFDPar (cursos de graduação e Pós-graduação), pesquisadores de instituições de pesquisa (EMBRAPA), instituições de ensino (universidades estaduais e particulares, colégios de ensino médio e fundamental), prefeituras municipais, organizações não-governamentais, técnicos de unidades de conservação estaduais e federais, além de taxonomistas interessados, para os mais variados fins, como por exemplo, identificar ou confirmar o nome de um taxa, verificar a área de ocorrência da espécie ou sua utilização, dentre outros.__ Material de divulgação: https://www.amazon.com.br/Turma-Hdelta-Airton-Sousa-Carvalho/dp/B09W92BWQL
Curador: Evandro Luiz Mendonça Machado
Site: http://www.ufvjm.edu.br/site/fca/herbario-dendrologico/; https://www.facebook.com/p/HDJF-100067964456208/; https://www.instagram.com/hdjf_ufvjm/; https://specieslink.net/col/HDJF/
Endereço: Campus JK, Rodovia MGT 367, KM 583, nº 5000, Alto da Jacuba
Telefone:
E-mail: hdjf@ufvjm.edu.br
Cidade: Diamantina
Estado: MG
Região: Sudeste
Descrição: O herbário foi idealizado em 2006 pelos estudantes e docentes do Departamento de Engenharia Florestal da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri com finalidade de subsidiar as disciplinas deste curso, oferecer suporte aos estudos de vegetação e consequentemente congregar coleções científicas da flora regional. Em 2011 o acervo tomou proporções consideráveis sendo necessárias melhorias na forma de armazenamento e novas estruturas e equipamentos foram adquiridos. Nesta época o herbário recebeu a denominação Herbário Dendrológico Jeanine Felfili, com a sigla oficial HDJF, bem como o reconhecimento oficial junto à Rede Brasileira de Herbários e ao Index Herbariorum. O HDJF está inserido na porção Meridional da Serra do Espinhaço, fitogeograficamente a região que apresenta um complexo mosaico de florestas estacionais e savana, com diversas fitofisonomias relativamente bem preservadas, sendo considerada área prioritária para conservação e investigação científica. Assim no acervo tem destaque para a flora regional com exemplares dos biomas Mata Atlântica e Cerrado, contudo há também representação de outros biomas como Amazônia e Caatinga, oriundos do programa de permutas de duplicatas e intercâmbio com outros herbários.
Curador: Daniela Ramalho Romão
Site: https://www.jardimbotanico.df.gov.br/pesquisa/herbario-eph/; https://specieslink.net/col/HEPH/
Endereço: Área Especial SMDB Estação Ecológica do Jardim Botânico, Lago Sul
Telefone: (61) 3366-4216
E-mail: heph.jbb@gmail.com
Cidade: Brasília
Estado: DF
Região: Centro-Oeste
Descrição: O herbário Ezechias Paulo Heringer, antes pertencente à Fundação Zoobotânica, foi transferido em 1984 para o Jardim Botânico de Brasília. Seu nome é em homenagem ao seu fundador Prof. Ezechias Paulo Heringer, responsável pelas primeiras coletas depositadas no herbário. Em 1989, foi registrado no Index Herbariorum sob a sigla HEPH e desde 2008 está credenciado pelo CGEN/MMA como herbário fiel depositário. O acervo é formado por 30 mil amostras provenientes principalmente do bioma Cerrado, constituído em sua maioria por angiospermas e, por algas, briófitas e fungos. Conta também com uma carpoteca, xiloteca e palinoteca.
Curador: Célia Regina Araújo Soares
Site: www2.unemat.br/herbam; https://www.instagram.com/herbam.unemat/; https://specieslink.net/col/HERBAM/
Endereço: MT 208, km 146, s/n, Jardim Tropical Campus I; Postal 324
Telefone: (66) 3521-0226
E-mail: herbam@unemat.br
Cidade: Alta Floresta
Estado: MT
Região: Centro-Oeste
Descrição: Coleção da flora da Amazônia Meridional, a qual engloba o arco do desmatamento ou corredor de unidades de conservação. Possui 10 mil unidades de curadoria. Hoje se constitui o maior acervo da amazonia matogrossense.
___
Material de divulgação: https://www.youtube.com/watch?v=g0kjS3z6qhM; https://www.youtube.com/watch?v=dzLz9lgxro8; https://www.instagram.com/p/C3IdEr_rJNw/
Curador: Juçara Bordin
Site: https://www.ucs.br/site/museu-de-ciencias-naturais/areas-de-atuacao/botanica/; https://www.instagram.com/herw.uergs/; https://specieslink.net/col/HERW/
Endereço: Rua Machado de Assis, 1456. Bairro Sulbrasileiro.
Telefone: (51) 3663-9455
E-mail: herbarioherw@gmail.com
Cidade: Osório
Estado: RS
Região: Sul
Descrição: O Herbário Dr. Ronaldo Wasum da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - Litoral Norte (HERW) foi criado em 15 de setembro de 2015 e conta com 2.800 exsicatas. Deste número, 2.500 são briófitas coletadas no Litoral Norte e Região Serrana do estado do Rio Grande do Sul, além da Antártica e Patagônia Chilena e Argentina. É o primeiro herbário do Litoral Norte do estado do RS. - Material de divulgação: https://www.youtube.com/watch?v=etLohqFwGuw
Curador: Roberta Macedo Cerqueira
Site: https://www.instagram.com/herbarioufpa/; https://specieslink.net/col/HF/
Endereço: Rua Augusto Correa, numero 1, Bairro Guama
Telefone:
E-mail: herbariohf@gmail.com
Cidade: Belém
Estado: PA
Região: Norte
Descrição: O acervo do Herbário HF, embora pequeno, encontra sua relevância nas coletas de plantas da região amazônica, que constituem seu escopo principal, desempenhando um papel importante na documentação e estudo dessa vasta e única flora.
Curador: Antonio Aparecido Carpanezzi
Site: https://specieslink.net/col/HFC/
Endereço: Embrapa Florestas - Estrada da Ribeira, km 111 - Bairro Guaraituba - Caixa Postal 319.
Telefone: (41) 3675-5700
E-mail: cnpf.hfc@embrapa.br
Cidade: Colombo
Estado: PR
Região: Sul
Descrição: O herbário HFC foi iniciado em 1978 e tem o objetivo geral de auxiliar pesquisas da Embrapa Florestas sobre produção econômica sustentável e restauração ecológica. Seu acervo, 10.563 registros em março de 2020, consiste de exsicatas em cartolina mantidas em sala climatizada. No acervo há predominância de amostras de angiospermas de formações florestais do leste do Paraná, principalmente da Região Metropolitana de Curitiba. Uma parte vultosa da coleção refere-se a amostras de Eucalyptus coletadas na Austrália na década de 80. Não há imagens de exsicatas.
Curador: Mizael Andrade Pedersoli
Site: https://www.instagram.com/herbariohfsl/; https://specieslink.net/col/HFSL/
Endereço: Rua Alexandre Guimarães, N. 1927 - Bairro Areal
Telefone: (69) 3211-8039
E-mail: herbario@saolucas.edu.br
Cidade: Porto Velho
Estado: RO
Região: Norte
Descrição: O Herbário Dr. Ary Tupinambá Pena Pinheiro foi fundado no dia 18 de outubro de 2002. Está situado na sede da faculdade São Lucas, e conta atualmente com 5.664 espécimes da flora fanerogâmica, pertencentes à 127 famílias botânicas do sistema de Cronquist, havendo ainda, briófitas, fungos e pteridophytas. Atualmente o herbário ocupa uma área total com cerca de 53,62 m².; possui uma sala para o acervo e outra para a curadoria além de uma ante sala para manuseio de material e estufa. O Herbário dispõe ainda de uma biblioteca com várias obras, Dicionário de Plantas, além de periódicos, livros e teses diversas.
Curador: Andréia Alves Rezende
Site: https://herbario-hisa.carrd.co/; https://www.feis.unesp.br/#!/departamentos/biologia-e-zootecnia/herbario/; https://www.instagram.com/herbario_isa/; https://specieslink.net/col/HISA/
Endereço: Rua Monção, 266
Telefone: (18) 3743-1269
E-mail: andreia.rezende@unesp.br
Cidade: Ilha Solteira
Estado: SP
Região: Sudeste
Descrição: O acervo é composto principalmente por espécimes coletados na região Noroeste do Estado de São Paulo e de municípios do Mato Grosso do Sul (Selvíria, Três Lagoas, etc.) que fazem divisa com São Paulo. A maioria dos espécimes é do cerrado sensu lato, sendo que boa parte já foi identificada por especialistas. Serviços oferecidos: empréstimos, troca, identificação, etc. Público alvo: botânicos brasileiros e estrangeiros, alunos, estagiários, docentes do Câmpus de Ilha Solteira, etc.
___ Material de divulgação: https://www.instagram.com/p/CeCDmDPlWeJ/
Curador: Erica Virgínia
Site: https://cbiologicas.jatai.ufg.br/p/7961-home-de-herbario; https://www.instagram.com/herbario.jataiense/; https://specieslink.net/col/HJ/
Endereço: BR 364, Km 192, nº 3800
Telefone: (64) 3606-8237
E-mail: herbariojataiense@ufj.edu.br
Cidade: Jataí
Estado: GO
Região: Centro-Oeste
Descrição: Fundado em 1999, pela professora Luzia Francisca de Souza, do curso de Ciências Biológicas, da então Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí. Hoje pertencente à Universidade Federal de Jataí, o HJ abriga um acervo botânico composto, principalmente, de angiospermas, mas com representantes de gimnospermas e pteridófitas. São provenientes de coletas realizadas no Sudoeste Goiano da região Centro-Oeste do Brasil e de permutas com outros herbários. ___ Material de divulgação: https://www.youtube.com/watch?v=Cq7r9YvTTRw
Curador: Maria Antonia Carniello
Site: https://www.instagram.com/herbario_hpan/; https://specieslink.net/col/HPAN/
Endereço: Avenida Santos Dumont s/n; Bairro Santos Dumont - 78200-000
Telefone: (65) 3223-0113
E-mail: hpancac@unemat.br
Cidade: Cáceres
Estado: MT
Região: Centro-Oeste
Descrição: Este herbário tem o objetivo de ser depositário das coleções botânicas do sudoeste do Estado de Mato Grosso. O acervo reune amostras botânicas do Pantanal, do Cerrado, e de áreas Florestais do domínio Amazônico (Floresta estacional Semidecidual, Floresta Ombrófila Aberta, Floresta Ombrófila Fechada), além de amostras de plantas cultivadas advindas de estudos etnobotânicos e agroecológicos. Os grupos depositados compreende: Briófitas, Monilófitas, Licófitas, Gimnospermas e Angiospermas sendo o último o maior grupo.
Curador: Elisabete Maria Zanin
Site: https://specieslink.net/col/HPBR/
Endereço: Av. Sete de Setembro, 1621 - Fátima - 99700-000
Telefone: (54)-3520-9000 ramais: 9194 e 9110
E-mail: murau@uricer.edu.br
Cidade: Erechim
Estado: RS
Região: Sul
Descrição: O HPBR é um dos Herbários que detém o maior número de informações sobre a Região do Alto Uruguai, norte do Rio Grande do Sul e o único dos campi da URI. Sua coleção botânica apresenta aproximadamente 12.000 exsicatas, além da carpoteca- coleção de frutos, a xiloteca ? coleção de amostras de madeira, a ficoteca- coleção de algas e a micoteca- coleção de fungos.
- Material de divulgação: https://www.instagram.com/p/B1EzDrFAJlb/
Curador: Vinícius Castro Souza
Site: https://www.plantarum.org.br/herbario/; https://www.instagram.com/jardimbotanicoplantarum/; https://specieslink.net/col/HPL/
Endereço: Avenida Brasil, 2000 Distrito Industrial 2
Telefone: (19) 3466-5587
E-mail: plantarum@plantarum.org.br; vcsouza@usp.br
Cidade: Nova Odessa
Estado: SP
Região: Sudeste
Descrição: O Herbário do Jardim Botânico Plantarum foi fundado por seu diretor, Harri Lorenzi, em 2002 o início de sua coleção, no entanto, remonta ao ano de 1990. Desde 2008 está indexado sob a sigla HPL junto ao Index Herbariorum, cadastro internacional de herbários. O Herbário HPL também integra a Rede Brasileira de Herbários (RBH), por sua vez ligada à Sociedade de Botânica do Brasil.
Localizado no subsolo do prédio administrativo, o Herbário HPL dispõe de mais de 15 mil exsicatas em seu acervo, originárias, em sua vasta maioria, da flora nativa de nosso país.
Entre as mais de 300 famílias de angiospermas, gimnospermas e pteridófitas que compõe seu patrimônio, o primeiro grupo respondendo por aproximadamente 95% dos acessos, destacam-se as coleções de Acanthaceae, Araceae, Arecaceae, Begoniaceae, Gesneriaceae, Maranthaceae e Passifloraceae. A sua coleção de tipos nomenclaturais exsicatas utilizadas na descrição original de uma espécie até então nova para a ciência e selecionadas por seu ator como sua permanente referência material possui mais de 40 cadastros, com destaque absoluto para as palmeiras (Arecaceae), em particular do gêneroSyagrus.
O principal objetivo do Herbário HPL é documentar a diversidade biológica vegetal de nosso país, servindo também como suporte para as pesquisas e depositário do material testemunho dos diversos livros publicados pelo Instituto Plantarum, atestando a sua autenticidade científica. Por outro lado, em conjunto com as demais coleções biológicas, é fonte de material científico e didático para o desenvolvimento de várias e atividades e pesquisas realizadas pela equipe técnica do Jardim Botânico Plantarum.
A coleção do Herbário HPL hoje é consultada por pesquisadores de todo o Brasil e de outros países, e são particularmente frequentes os intercâmbios de material com instituições de todo o mundo. A visitação pública, contudo, só é possível em horários pré-agendados pela instituição.
- Material de divulgação: https://www.youtube.com/watch?v=N06N5gTOWdA
Curador: Tadeu Guerra
Site: https://museu.pucminas.br/botanica/; https://www.instagram.com/museupucminas/; https://specieslink.net/col/HPUCMG/
Endereço: Av. Dom José Gaspar 290 - Coração Eucarístico
Telefone: (031) 3319-4152 e (031) 3319-4344
E-mail: herbariomcn@gmail.com
Cidade: Belo Horizonte
Estado: MG
Região: Sudeste
Descrição: A coleção possui exsicatas de Angiospermas, Pteridófitas, Briófitas e Liquens; amostras de frutos (coleção carpológica), madeiras (Xiloteca). A maior parte deste material teve sua coleta realizada no estado de Minas Gerais, Brasil.
Curador: Pedro Luís Rodrigues de Moraes
Site: https://ib.rc.unesp.br/#!/herbario-hrcb/; https://specieslink.net/col/HRCB/
Endereço: Av. 24-A, 1515;Bela Vista
Telefone: (19) 3526-4203 / (19) 3526-4243
E-mail: herbariorc@gmail.com
Cidade: Rio Claro
Estado: SP
Região: Sudeste
Descrição: O Herbário Rioclarense pertence ao Instituto de Biociências da UNESP, câmpus de Rio Claro, e foi oficialmente fundado em 23 de junho de 1977, pelo Prof. Dr. Giorgio de Marinis, que se tornou também seu primeiro curador. Em agosto de 1978, o Herbário Rioclarense obteve seu registro internacional junto à International Association for Plant Taxonomy (IAPT), com a sigla HRCB. Atualmente a curadoria do herbário é do Prof. Dr. Pedro Luís Rodrigues de Moraes. O HRCB guarda em seu acervo coleções principalmente de Fanerógamas e Pteridófitas, e consiste em uma das mais importantes coleções de plantas do Estado de São Paulo, com mais de 80 mil exsicatas. Dentro deste acervo, algumas coleções destacam-se pela importância, tais como: coleção da - ?Flora da Planície Litorânea de Picinguaba, Ubatuba -? ; a coleção histórica do - Padre José Pivetta - ; as coletas dos cerrados e florestas da região, principalmente de - Itirapina e Corumbataí - ; e duplicatas de determinados táxons recebidos de herbários brasileiros e do exterior, como Celastraceae, Bignoniaceae, Nyctaginaceae, Styracaceae, Vitaceae e Lauraceae.
Curador: Sebastião José da Silva Neto
Site: https://specieslink.net/col/HRJ/
Endereço: Rua São Francisco Xavier 524, Pavilhão João Lyra Filho, bloco E, segundo andar, sala 2014, Maracanã
Telefone: (21) 2334-0909
E-mail: uerjherbario@gmail.com
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: RJ
Região: Sudeste
Descrição: O HRJ foi criado em 1983 e possui cerca de 13.000 coleções botânicas registradas, com material proveniente de diferentes ecossistemas do Rio de Janeiro e de outros estados brasileiros, além de material de outros paises. Destaque para as coleções de Algas e Briófitas do Estado do Rio de Janeiro.
- Material de divulgação: http://www.ibrag.uerj.br/index.php/noticias/289-herbarios-na-uerj-campus-maracana.html
Curador: Daniel Salgado Pifano
Site: https://www.instagram.com/nemaunivasf/; https://specieslink.net/col/HRSN/
Endereço: BR 407, Km 12, lote 543, Projeto de Irrigação Nilo Coelho - S/N
Telefone:
E-mail: hrsn.cebive@gmail.com
Cidade: Petrolina
Estado: PE
Região: Nordeste
Descrição: O Herbário HRSN, localizado no Centro de Estudos em Biologia Vegetal (CEBIVE), na Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Campus de Ciências Agrárias (CCA) foi criado em 2014 e surgiu a partir dos inventários florísticos realizados nas áreas de influência do Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional (PISF). A coleção foi indexada em 2020 no Index Herbariorum com um total de 7.732 exemplares e faz parte da Rede Brasileira de Herbários (RBH). Atualmente, possui um acervo com mais de 20.500 exsicatas, em sua maioria, do Domínio Fitogeográfico da Caatinga e distribuídas entre os grupos das Angiospermas, Algas, Briófitas, Samambaias e Licófitas. As coleções acessórias possuem 256 amostras de Carpoteca, 110 indivíduos da Coleção viva, 103 de Macrofungos (Basidiomycota) e alguns exemplares da Xiloteca. O HRSN tem caminhando cada vez mais em direção a ser um acervo de referência para pesquisas direcionadas a Caatinga.
- Material de divulgação: https://portais.univasf.edu.br/noticias/herbario-de-referencia-do-sertao-nordestino-hrsn-da-univasf-foi-incluido-ao-herbario-virtual-da-flora-e-dos-fungos-hvff
Curador: Ângela Maria de Miranda Freitas
Site: https://dcflufrpe.wixsite.com/dcfl/herbario; https://specieslink.net/col/HST/
Endereço: Av. Dom Manoel de Medeiros s/n - Dois Irmãos
Telefone: (81) 3320-6295
E-mail: pepita.miranda@hotmail.com
Cidade: Recife
Estado: PE
Região: Nordeste
Descrição: O Herbarium Sérgio Tavares (HST), vinculado à Diretoria do DCFl/UFRPE, recebeu como núcleo inicial a coleção botânica organizada pelo pesquisador Sérgio Tavares, que na década de 1960, fomentado pela Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE), realizou o inventário florestal do Nordeste, com material de toda a região e de outros estados do Brasil, constituindo coleções biológicas, tanto para o herbário como para a xiloteca. Inicialmente contendo 4.600 exsicatas este foi ampliado posteriormente com coletas realizadas pela atual curadoria e doações de diversos herbários brasileiros. Atualmente o HST conta com o
acervo de aproximadamente 15.500 exsicatas, devidamente informatizadas utilizando o Software BRAHMS. Além da coleção proveniente do inventário florestal do Nordeste, compõem também o acervo a coleção da flora do arquipélago de Fernando de Noronha. O HST atende tanto aos cursos de graduação de Engenharia Florestal, como também, ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais. Tendo fornecido subsídios para a conclusão de produções científicas como: monografias, estágio supervisionado, dissertações e teses.
Curador: Chieno Suemitsu
Site: https://www.instagram.com/herbariohstm/; https://specieslink.net/col/HSTM/
Endereço: R. Vera Paz s/n - Bairro: Salé
Telefone: (93) 2101-3605
E-mail: herbariohstm@gmail.com
Cidade: Santarém
Estado: PA
Região: Norte
Descrição: Coleção regional, principalmente dos seguintes sítios: Mineradora Rio do Norte-Oriximiná-PA, Floresta Nacional do Tapajós, Belterra-PA,
Curuá-Una, Santarém-PA e Savanas do oeste do Pará.
- Material de divulgação: https://www.instagram.com/p/C_0Yul1JvNN/; https://www.instagram.com/p/C__DwfepO1W/
Curador: Rodney Haulien Oliveira Viana
Site: https://www.uft.edu.br/campus/portonacional/colecoes-e-acervos/herbario-do-tocantins; https://www.instagram.com/herbariohto/; https://specieslink.net/col/HTO/
Endereço: Rua 03, Quadra 17, s/n. Setor Jardim dos Ipês
Telefone: (63) 3363-9475
E-mail: herbarioto@uft.edu.br
Cidade: Porto Nacional
Estado: TO
Região: Norte
Descrição: O Herbário HTO da Universidade Federal do Tocantins foi fundado em 2003 e atualmente conta com aproximadamente 10.000 espécimes. O HTO tem um papel importante na pesquisa científica no Brasil, pois estão depositados espécimes importantes de áreas ecotonais (Cerrado-Amazônia, Cerrado-Pantanal e Cerrado-Caatinga), endêmicas (Ipucas - Planície do Araguaia) e de fragmentos florestais que foram extintos pela pecuária extensiva e pelo alagamento provocado pelas Hidrelétricas da região.
- Material de divulgação: https://www.youtube.com/watch?v=1JpZNBQXokQ; https://www.youtube.com/watch?v=q_pszLKroR4; https://www.instagram.com/p/Cr5xpQBuUbs/
Curador: Lúcia Helena Piedade Kiill
Site: https://www.embrapa.br/semiarido/; https://specieslink.net/col/HTSA/
Endereço: BR 428, Km 152, s/n, zona rural; Cx Postal 23
Telefone: (87) 3866-3674 / (87) 3866-3669
E-mail: lucia.kiill@embrapa.br
Cidade: Petrolina
Estado: PE
Região: Nordeste
Descrição: O HTSA foi criado em 1983 na Embrapa Semiárido e conta com 120 familias, 415 gêneros e cerca de 1015 espécies, entre dicotiledôneas e monocotiledôneas do Nordeste. Nessa coleção, destaca-se a família Arecaceae com cerca de 60 espécies, de 17 gêneros, representando a biodiversidade da flora de palmeiras do Nordeste.
Curador: Rodrigo de Andrade Kersten
Site: https://www.pucpr.br/escola-de-ciencias-da-vida/infraestrutura/herbario/; https://www.instagram.com/herbario_hucp/; https://specieslink.net/col/HUCP/
Endereço: Rua Imaculada Conceição, 1155;Escola de Ciências da Vida; Prado Velho
Telefone: (41) 3271-2392
E-mail: hucp@bol.com.br
Cidade: Curitiba
Estado: PR
Região: Sul
Descrição: O acervo do Herbário da Pontifícia Universidade Católica do Paraná é composto plantas terrestre, algas, fungos e liquenes, oriundo principalmente da região leste do estado do Paraná, incluindo planície litorânea, serra do mar, primeiro e segundo planaltos paranaenses, principalmente dos municípios de Curitiba, Paranaguá, Piraquara e Morretes. A coleção inclui cinco paratipus e um isotipus. As famílias mais bem representadas na coleção são: Asteraceae, Fabaceae, Orchidaceae e Melastomataceae. Em 2023 incorporou a coleção do herbário da Faculdade Espírita de Curitiba (HFIE) com cerca de 7.000 exemplares. O herbário possui um programa de intercambio de material com outras instituições e de identificação de espécies sob demanda.
Curador: Roberta Richard Pinto
Site: https://specieslink.net/col/HUCPE/
Endereço: Av. Oliveira Lima, 824, Boa Vista
Telefone: (81) 2119-4181, (81) 3216-4181
E-mail: roberta.richard@unicap.br
Cidade: Recife
Estado: PE
Região: Nordeste
Descrição: O herbário possui cerca de 3.000 espécies de plantas, separadas por famílias, com ênfase em árvores da Caatinga e Floresta Atlântica do Nordeste do Brasil. Sua relevância está no provimento a usuários, pesquisadores e alunos, de amostras da flora de Pernambuco de dois biomas. Permite também a alunos realizarem pesquisas em botânica aplicada a conservação e taxonomia. Também está disponível uma coleção de madeiras com mais de 5.000 amostras. A xiloteca do herbário da universidade católica de Pernambuco possui cerca de 1200 amostras de madeira catalogadas e 200 informatizadas
Curador: Felipe Gonzatti
Site: https://www.ucs.br/site/museu-de-ciencias-naturais/areas-de-atuacao/botanica/; https://specieslink.net/col/HUCS/
Endereço: Rua Francisco Getúlio Vargas, 1130
Telefone: (54) 3218-2142 R.2261
E-mail: hucsherbario@gmail.com
Cidade: Caxias do Sul
Estado: RS
Região: Sul
Descrição: O HUCS, fundado em 1983, possui em seu acervo mais de 40.000 exsicatas entre fungos, liquens e plantas oriundas da flora nordeste do estado do Rio Grande do Sul e também de intercâmbios nacionais e internacionais. Neste acervo, há a coleção histórica de Jürgens & Stier geógrafos alemães, que coletaram samambaias no início do século XX em nosso estado.
Curador: Luciano Paganucci de Queiroz
Site: http://herbario.uefs.br; https://www.uefs.br/herbário; http://dcbio.uefs.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=48; https://www.instagram.com/uefsherbario/; https://specieslink.net/col/HUEFS/
Endereço: Av. Transnordestina, s/n.
Telefone: (75) 3161-8780
E-mail: herbario@uefs.br
Cidade: Feira de Santana
Estado: BA
Região: Nordeste
Descrição: A coleção do HUEFS possui 188.000 espécimes de todos os grupos de algas, plantas e fungos porém predominantemente de angiospermas do semiárido nordestino.
- Material de divulgação: https://www.youtube.com/watch?v=e8HzXOIB9k0
Curador: Solange Xavier dos Santos
Site: https://uegherbario.wixsite.com/hueg; https://www.instagram.com/herbario.ueg/
Endereço: Rod. Br. 153, Km 98
Telefone: (62) 3328-1160 Ramal 219
E-mail: herbario.unucet@ueg.br
Cidade: Anápolis
Estado: GO
Região: Centro-Oeste
Descrição: Coleção de plantas - angiospermas, gimnospermas, pteridófitas e briófitas - provenientes predominantemente do Bioma Cerrado, especialmente de diversas unidades de conservação e outras áreas do estado de Goiás.
- Material de divulgação: https://www.instagram.com/p/CGyZenrpBSf/
Curador: Maria Auxiliadora Milaneze Gutierre
Site: https://ccb.uem.br/huem-herbario-da-uem; https://specieslink.net/col/HUEM/
Endereço: Dep. Biologia - UEM; Av. Colombo, 5790
Telefone: (44) 3011-4665
E-mail: herbario@uem.br
Cidade: Maringá
Estado: PR
Região: Sul
Descrição: Criado no início da década de 1980, o Herbário da Universidade Estadual de Maringá - HUEM teve como objetivo a documentação da flora dos remanescentes florestais urbanos do município de Maringá (PR) e reuniu materiais coletados pelos professores de Botânica da Universidade Estadual de Maringá. Irenice Silva foi a primeira curadora, à qual se seguiram Dra. Maria Conceição de Souza, Dra. Cassia Monica Sakuragui, Dra. Mariza Barion Romagnolo e Dra. Maria Conceição de Souza. Atualmente a curadora é a Dra. Maria Auxiliadora Milaneze-Gutierre e a vice-curadora, Dra. Rosilaine Carrenho. O HUEM possui mais de 35.000 espécimens registrados, que compreendem, principalmente, plantas vasculares, briófitas e algas. As principais características do HUEM compreendem as coleções de Floresta Estacional Semidecidual, de plantas medicinais, de vegetação ripária e de algas perifíticas de águas continentais. Conta, em seu acervo, com material botânico proveniente dos raros remanescentes florestais ainda preservados na região noroeste do Estado do Paraná, principalmente de Unidades de Conservação federais, estaduais, municipais ou particulares. Encontra-se credenciado como Fiel Depositário junto ao Conselho de Gestão do Patrimônio Genético do Ministério de Meio Ambiente; inserido na Rede Brasileira de Herbários, no Index Herbariorum, no Species Link, no Herbário Virtual REFLORA, e na Rede Paranaense de Coleções Biológicas (TAXon Line), e está vinculado aos seguintes projetos: Flora do Paraná; Herbário Virtual da Flora e dos Fungos (INCT); Herbário da UEM e a divulgação científica da flora nativa da região de Maringá (PR). Conta com os seguintes pesquisadores: Dr. Mateus Arduvino Reck, em Micologia; Dra. Karina Fidanza, em Melastomataceae; Dra. Aline Rosado, em Sapindaceae; Dra. Kazue Kawakita, em Poaceae; Dra. Maria Auxiliadora Milaneze-Gutierre, em Bromeliaceae e Orchidaceae, e Dra. Mariza Barion Romagnolo, em Myrtaceae.
Curador: Marcelo Trindade Nascimento - (speciesLink)
Site: https://uenf.br/cbb/herbario/; https://www.facebook.com/herbariouenf/; https://www.instagram.com/herbariohuenf/; http://www.youtube.com/@herbariohuenf2500; https://specieslink.net/col/HUENF/
Endereço: Av. Alberto Lamego, 2000 - Parque Califórnia
Telefone: (22) 2739-7271
E-mail: herbario@uenf.br
Cidade: Campos dos Goytacazes
Estado: RJ
Região: Sudeste
Descrição: Desde sua criação o HUENF vem se firmando como um espaço de pesquisa e extensão relacionadas à botânica, sendo referência na região. Atualmente o HUENF conta com um acervo de c. 12.000 exsicatas de coletas oriundas principalmente da região Norte/Noroeste Fluminense, muitas delas material testemunho de pesquisas realizadas na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) e em outras instituições de ensino e pesquisa do Estado do Rio de Janeiro.
- Material de divulgação: https://www.youtube.com/watch?v=Vdut1A-V1aA
Curador: Guadalupe Edilma Licona de Macedo
Site: http://www2.uesb.br/huesbjq/; https://www.instagram.com/huesbjequie/; https://www.facebook.com/Herbário-Huesb-JQ/; https://specieslink.net/col/HUESB/
Endereço: Av. José Moreira Sobrinho s/n, Jequiezinho
Telefone: (73) 3525-9659
E-mail: huesbjequie@gmail.com, herbariojq@uesb.edu.br
Cidade: Jequié
Estado: BA
Região: Nordeste
Descrição: O Herbário da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (HUESB), vinculado ao Departamento de Ciências Biológicas DCB/UESB, Jequié, iniciou sua coleção a partir do registro de espécies vegetais da Região Sudoeste, oriundas de coletas dos projetos: Levantamento Florístico do Município de Jequié, Levantamento Florístico do Município de Maracás e do Instituto do Milênio do Semi-Árido. Posteriormente ampliado com coletas de projetos de pesquisa desenvolvidos por professores e discentes das diversas Pós-Graduações da UESB (Genética, Biodiversidade e Conservação e Química), assim como, pela atual curadoria e doações de diversos herbários brasileiros. Essas coleções têm contribuído com a produção de um acervo botânico da zona de transição Mata Atlântica / Caatinga (Floresta Estacional) e incentivado a participação, desde a criação, dos estudantes do Curso de Ciências Biológicas, os quais participam como bolsistas IC/UESB, PIBIC/CNPQ, FAPESB, INCT/CNPQ, APNE/CNPQ e voluntários envolvidos em projetos de pesquisa e extensão. Até o momento essas coleções compõem a base do Herbário da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, cujo objetivo é servir como arquivo para a identificação das espécies vegetais de importância florestais, nativas e exóticas da zona de transição Mata Atlântica / Caatinga (Floresta Estacional). Atualmente o HUESB conta com o acervo de aproximadamente 8.700 exsicatas, estando 8661 devidamente informatizadas utilizando o Software Brahms.
- Material de divulgação: https://www.youtube.com/watch?v=4HrR405XGZA
Curador: Matheus Fortes
Site: https://propes.ufabc.edu.br/a-propes/laboratorios/cmbc/herbario; https://www.instagram.com/hufabc/; https://www.facebook.com/hufabc; https://specieslink.net/col/HUFABC/
Endereço: Alameda da Universidade, s/n ; BlocoDelta, Lab 103 - Bairro Anchieta
Telefone: (11) 2320-6183
E-mail: hufabc@ufabc.edu.br
Cidade: São Bernardo do Campo
Estado: SP
Região: Sudeste
Descrição: O Herbário da Universidade Federal do ABC (HUFABC), vinculado administrativamente à Pró-Reitoria de Pesquisa da UFABC (ProPes), possui mais de 2.200 exsicatas que representam, especialmente, a flora do ABC Paulista, além de material proveniente de Parques Estaduais e Nacionais.
Adicionalmente, a coleção conta com duplicatas dos herbários nacionais como SP, HRCB, SPFR, HCF, MG, HCDAL, TANG e INPA. Dentre as famílias representadas na coleção, a mais numerosa é Gesneriaceae (144), sendo que a coleção conta com dois holótipos. A coleção do HUFABC está em processo constante de informatização no software Brahms. Dessa forma, garantimos a disponibilização online da coleção para consulta remota por especialistas e botânicos do mundo.
A coleção segue em constante ampliação recebendo material coletado pelos pesquisadores e alunos da UFABC, assim como de outras instituições de pesquisadores colaboradores. Adicionalmente, as doações, os empréstimos e as permutas de exsicatas com diferentes herbários do mundo permitem a manutenção e a ampliação do conhecimento botânico.
- Material de divulgação: https://www.youtube.com/watch?v=Qq1n_6X_Pc4
Curador: José Elvino Do Nascimento Jr.
Site: https://www.instagram.com/ufsjbr/; https://specieslink.net/col/HUFSJ/
Endereço: Praça Dom Helvécio, 74. Bairro Fábricas
Telefone: (32) 3379-2483
E-mail: herbario@ufsj.edu.br
Cidade: São João del-Rei
Estado: MG
Região: Sudeste
Descrição: O principal objetivo do herbário da Universidade Federal de São João del-Rei (HUFSJ) é a organização de uma coleção botânica representativa da flora da região fisionômica dos Campos das Vertentes, localizada no sudeste do estado de Minas Gerais. O acervo conta atualmente com cerca de 7800 espécimes.
- Material de divulgação: https://ufsj.edu.br/noticias_ler.php?codigo_noticia=2736
Curador: Rosana Romero
Site: https://linktr.ee/herbario_hufu; http://www.inbio.ufu.br/unidades/unidade-especial/herbarium-uberlandense; https://www.instagram.com/herbario_hufu/; https://specieslink.net/col/HUFU/
Endereço: Rua Ceará - 1084 - Bairro Umuarama, Campus Umuarama - Bloco 4Q - Sala Térreo
Telefone: (34) 3225-8543
E-mail: rosanaromero5@gmail.com
Cidade: Uberlândia
Estado: MG
Região: Sudeste
Descrição: O acervo do Herbarium Uberlandense conta atualmente com cerca de 60.000 exemplares registrados e constitui uma importante coleção de referência para a flora do Cerrado do estado de Minas Gerais. A coleção tem sido ampliada consistentemente por coletas de pesquisadores da Universidade Federal de Uberlândia.
- Material de divulgação: https://www.instagram.com/p/CqGwJO1pxtm/
Curador: Alexa Paes Coelho
Site: https://www.instagram.com/herbariohuneb/; https://specieslink.net/col/HUNEB/
Endereço: Rodovia Alagoinhas/Salvador, BR110, Km 03
Telefone: (75) 3422-4888
E-mail: herbariohuneb@gmail.com
Cidade: Alagoinhas
Estado: BA
Região: Nordeste
Descrição: O Herbário da Universidade do Estado da Bahia (HUNEB), com a curadoria sediada no Departamento de Ciências Exatas e da Terra (DCET), Campus II / Alagoinhas e sub curadorias sediadas nas sub coleções situadas nos Campus da UNEB que estão localizados nos municípios de Caetité, Paulo Afonso e Senhor do Bonfim aloca as coleções ex situ, na forma de exsicatas, coleções líquidas e carpoteca. O HUNEB apresenta hoje, coleções representativas de Algas, Briophyta, Pteridophyta, e Fanerógamas, compreendendo aproximadamente 25.000 espécimes, sendo que dessas aproximadamente 14.600 espécimes estão inseridas na coleção de Alagoinhas, devidamente classificados, armazenados e informatizados em um banco de dados (atualmente os dados então locados no software ACCESS, porém um novo banco de dados está sendo criado). A Curadoria do Herbário conta hoje com uma estrutura física que compreende quatro salas, sendo uma de expurgo do material de coleta, outra de triagem e refrigeração, a de informatização de dados e o acervo botânico, totalizando ambas, uma área de 96, 60m², com uma proposta de ampliação das dependências em futuro próximo, tendo sido o projeto com a planta baixa da construção já encaminhado para da administração central da UNEB. No que tange a equipamentos, o herbário conta com uma estrutura de microscopia adequada para realização dos estudos taxonômicos, com cinco estereomicroscópios um deles com câmara clara , dois microscópios e um GPS. A coleção possui uma relevância significativa, visto que viabiliza de forma pontual, a pesquisa botânica na região do Litoral Norte da Bahia e de forma mais abrangente na Bahia e na região Nordeste.
Curador: Sandra Zorat Cordeiro
Site: https://www.unirio.br/ccbs/ibio/herbariohuni; https://www.instagram.com/herbariohuni/; https://www.facebook.com/HERBARIO.HUNI/; https://specieslink.net/col/HUNI/
Endereço: Avenida Pasteur, 458 - sala 503 - Prédio do IBIO/UNIRIO
Telefone: (21) 2244-5527
E-mail: huni@unirio.br
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: RJ
Região: Sudeste
Descrição: Escopo:
- Vegetação de Mata Atlântica do Estado do Rio de Janeiro e ecossistemas associados;
- Flora Ficológica Fluminense;
O HUNI conta com quase 6800 amostras, divididas em algas (66%), angiospermas (29%), briófitas (5%) e monilófitas, licófitas, gimnospermas e fungos (< 1%).
Em algas, o HUNI destaca o acervo de mais de 1000 amostras de Dictyotaceae coletadas ao longo do litoral brasileiro. O HUNI ainda possui 500 amostras que marcam a fundação do herbário e que compõem a Coleção de Plantas Aquáticas Vasculares Claudia Bove e quase 1000 amostras que compõem a Coleção Restingas Fluminenses.
- Material de divulgação: https://www.instagram.com/p/CeCTn-jJVw7/
Curador: Rosângela Capuano Tardivo
Site: https://www.uepg.br/herbário; https://www.facebook.com/adimi.herbbotani/; https://www.instagram.com/herbariohupg/; https://specieslink.net/col/HUPG/
Endereço: Departamento de Biologia Geral, Campus Uvaranas; Av. Carlos Cavalcanti, 4748; Cx postal 195
Telefone: (42) 3220-3134
E-mail: rctardivo@uepg.br
Cidade: Ponta Grossa
Estado: PR
Região: Sul
Descrição: O Herbário da Universidade Estadual de Ponta Grossa constitui uma ferramenta do conhecimento botânico, fortalecendo o elo entre o Ensino, a Pesquisa e a Extensão. Fundado em 1986 pela Dra Inês Janete Matozo Takeda, o Herbário foi cadastrado como um projeto de extensão ligado à PROEX e assim permanece até hoje. Juntamente com a Dra Rosemeri Segecin Moro e o biólogo Renoaldo Kazmarech traçaram os objetivos de conhecer, catalogar e preservar exemplares da flora regional. Está inserido no Index Herbariorum, sob a sigla HUPG, na Rede Brasileira de Herbários, no Herbário Virtual Reflora e na Rede Paranaense de Coleções Biológicas (Táxonline). Com um acervo de 23.215 espécimes, constitui uma coleção relevante, caracterizada como ?Flora dos Campos Gerais?, destacando-se as famílias Asteraceae, Poaceae, Fabaceae, Orch idaceae, Myrtaceae e Bromeliaceae. O acervo também conta com uma coleção de Frutos (Carpoteca), Fungos (Micoteca), Lâminas de algas (Laminoteca) e grãos-de-pólen (Palinoteca).Como uma ferramenta de ensino, o Herbário oferece estágios aos alunos de graduação, auxiliando na formação de professores e, também, encaminhando-os para cursos de pós-Graduação em Botânica e áreas afins em várias Instituições do Brasil. Entre as atividades do Herbário, destacam-se as ações extensionistas como a prestação de serviços na identificação de espécies medicinais, tóxicas e invasoras, bem como visitas de alunos do ensino fundamental e médio.
- Material de divulgação: https://www.uepg.br/herbario-diadaarvore/
Curador: Lidyanne Yuriko Saleme Aona
Site: https://ufrb.edu.br/herbario/; https://www.instagram.com/herbariohurb/; https://www.facebook.com/Herbariohurb/; https://specieslink.net/col/HURB/
Endereço: Rua Rui Barbosa, 710, Centro
Telefone: (75) 3621-3176
E-mail: herbario@ccaab.ufrb.edu.br;
Cidade: Cruz das Almas
Estado: BA
Região: Nordeste
Descrição: O Herbário do Recôncavo da Bahia foi criado em 2007 por professores da UFRB. As primeiras coletas foram realizadas por professores do curso de Ciências Biológicas e por estudantes de graduação desenvolvendo seus estágios supervisionados, bolsa trabalho e TCC. Grande parte do acervo é proveniente de coletas realizadas em ambientes aquáticos e remanescentes de Mata Atlântica, flora característica do Recôncavo da Bahia. Além disso, o acervo possui doações de vários herbários nacionais e internacionais. Em março de 2012, foi registrado no Index Herbariorum.
Curador: Sônia Marisa Hefler
Site: https://instagram.com/hurgfurg; https://specieslink.net/col/HURG/
Endereço: Av. Itália km8 S/N, bairro Carreiros
Telefone: (53) 3293-5169
E-mail: hurg@furg.br
Cidade: Rio Grande
Estado: RS
Região: Sul
Descrição: O Herbário da Universidade do Rio Grande (HURG), iniciou suas atividades com o propósito de manter uma coleção e registro de exemplares provenientes de atividades didáticas e de pesquisa, envolvendo a flora subtropical do Brasil, em especial do extremo sul. A coleção do HURG está no ?Index herbariorum?, desde 1982. O Herbário documenta e inclui em sua coleção, exemplares de plantas vasculares e avasculares), fungos, macroalgas e uma coleção anexa de microalgas (ainda não catalogada na coleção oficial), como também exemplares typus. Em 2023 deu início a incorporação da coleção arqueobotânica. O acervo conta com cerca de 8.500 registros, catalogados e com banco de dados informatizados pelo software BRAHMS. No entanto, possui um grande volume de material à espera de herborização e/ou registro. O HURG integra a Rede Brasileira de Herbários (RBH) e assim
mantêm o intercâmbio com diversos herbários do Brasil. Além disso, recebe pesquisadores ?in loco? para estudo de espécimes da coleção, e mantém diversas atividades que envolvem o ensino e a extensão, como atividades didáticas, cursos, oficinas, mostras itinerantes e atendimento ao público e visitas. O Herbário fica localizado no bloco V do Instituto de Ciências Biológicas da FURG, mas sua coleção está sendo preparada para transferência ao CBS ? Centro de Biodiversidade Subtropical da
FURG.
- Material de divulgação: https://cbs.furg.br/colecao-herpetologica-da-furg/2-uncategorised/17-hurg-herbario-universidade-do-rio-grande; https://instagram.com/p/CWZICCPvo-q/
Curador: Zélia Rodrigues de Mello e Paulo de Salles Penteado Sampaio
Site: https://sites.unisanta.br/herbario/; https://www.instagram.com/herbariounisanta/; https://specieslink.net/col/HUSC/
Endereço: Rua Oswaldo Cruz, 266 - Bloco B (sala 25) - Boqueirão
Telefone: (13) 3202-7100/ R5214
E-mail: herbario@unisanta.br
Cidade: Santos
Estado: SP
Região: Sudeste
Descrição: Nossa missão é estudar os ecossistemas costeiros do Estado de São Paulo que integram o Bioma Mata Atlântica; principalmente a Restinga, o Manguezal e a Floresta Ombrófila Densa. Nosso objetivo é também servir de base e auxiliar na pesquisa e iniciação científica dos alunos de graduação dos cursos de Biologia, Farmácia, Nutrição; e pós-graduação em Ecologia oferecida dentro do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade de Ecossistemas Costeiros e Marinhos da Unisanta (ECOMAR).
O herbário HUSC possui, neste ano de 2024, 15.805 amostras no seu acervo, sendo que destas, 10.148 (70%) estão informatizadas, dividindo-se em 5.839 Fanerógamas e 4.309 Criptógamas. Dentro das Criptógamas os grupos mais amostrados são os de Bryophyta com 1.476 exemplares e Marchantiophyta com 1.279, seguidos das Macroalgas com 128 exemplares e as Samambaias e Licófitas com 100. No total temos no acervo 3.214 espécies reunidas em 312 famílias, sendo 2.321 espécies de Fanerógamas e 893 de Criptógamas. Temos 94 amostras de 55 espécies que constam da lista nacional de espécies ameaçadas de extinção. Vale ressaltar a presença de 2 parátipos da espécie Diplasiolejeunea cubatensis e um isotipo de Myrcia guarujana. Dentre as localidades mais coletadas, surge como a coleção mais relevante do nosso acervo, a Flora do Parque Estadual Restinga de Bertioga (PERB), seguido de outras localidades da Baixada Santista; mas temos também o maior acervo do país da Flora de São Thomé das Letras ? MG; graças à uma cooperação técnica entre a prefeitura daquele município e o HUSC.
- Material de divulgação: https://www.youtube.com/watch?v=gwsZHtcdmZk; https://www.youtube.com/watch?v=YgqqswWkvVA
Curador: Eduardo Ribeiro dos Santos
Site: https://www.unitins.br/nPortal/pesquisa/pesquisa?busca=herbário; https://specieslink.net/col/HUTO/
Endereço: Quadra 108 sul, Alameda 11, lote 03; Caixa Postal: 173
Telefone: (63) 3218-2907
E-mail: herbario.huto@hotmail.com
Cidade: Palmas
Estado: TO
Região: Norte
Descrição: O Herbário da Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS), foi criado em 2005 e está situado na cidade de Palmas, capital do estado do Tocantins. Possui uma área física de 125 m2, sendo: Sala da coleção, Sala de preparo e taxonomia, Curadoria e Almoxarifado. Desde 2006, o HUTO integra a Rede Brasileira de Herbários (RBH) ligada à Sociedade de Botânica do Brasil (SBB). Em 2011 o HUTO aderiu ao Projeto 'INCT - HERBÁRIO VIRTUAL DA FLORA E FUNGOS DO BRASIL', coordenado pela Universidade Federal de Pernambuco e financiado pelo CNPq.
Curador: José Alves de Siqueira Filho
Site: http://www.hvasf.univasf.edu.br/; https://specieslink.net/col/HVASF/
Endereço: Campus Ciências Agrárias, BR 407, km 12, lote 543; Distrito de Irrigação
Telefone:
E-mail: hvasf.contato@gmail.com
Cidade: Petrolina
Estado: PE
Região: Nordeste
Descrição: O herbário HVASF possui uma coleção voltada para a flora do Vale do São Francisco, no entanto no seu acervo estão depositadas
espécies importantes de todos os ecossitemas encontrados no Nordeste do Brasil. O HVASF foi recentemente implantado e já está indexado ao Index herbariorum. Apresenta como objetivo tornar-se uma coleção de referência para o estudo da flora da Caatinga.
- Material de divulgação: https://www.youtube.com/watch?v=HpCoN3anSTI
Curador: Elisete Maria de Freitas
Site: https://www.univates.br/mcn/colecoes/botanica; https://www.instagram.com/museudeciencias.univates/; https://specieslink.net/col/HVAT/
Endereço: Av. Avelino Tallini, 171, Bairro Universitário
Telefone: (51) 3714-7000 Ramal 5505
E-mail: herbário_mcn@univates.br
Cidade: Lajeado
Estado: RS
Região: Sul
Descrição: Apresenta exemplares que representam a diversidade vegetal dos biomas Mata Atlântica e Pampa. No caso do bioma Mata Atlântica, a maioria dos exemplares pertence à formação fitoecológica Floresta Estacional Decidual. Dentre as famílias botânicas, Orchidaceae é destaque pelo elevado número de registros e de espécies representadas, indicando a diversidade da família na região em que o Herbário está inserido.
Curador: Andrea Karla Almeida dos Santos
Site: https://herbariomongoyos.wixsite.com/imscat; https://www.instagram.com/herbariohvc/; https://specieslink.net/col/HVC/
Endereço: Rua Hormindo de Barros, 58, Quadra 17, Lote 58, Bairro Candeias
Telefone: (77) 3429-2709
E-mail: andreakarlaufba@gmail.com
Cidade: Vitória da Conquista
Estado: BA
Região: Nordeste
Descrição: Atualmente o acervo do Herbário Mongoyós (HVC) comporta aproximadamente 6.000 espécimes, incluindo plantas, algas e fungos. As coletas dos espécimes depositados são oriundas principalmente de áreas de caatinga, campo rupestre, mata úmida, mata de cipó e cerrado do estado da Bahia, com algumas doações recebidas de outros estados do Brasil. O HVC está registrado na Rede Brasileira de Herbários esde 2015 e as principais coleções que integram o acervo são as das Unidades de Conservação da região Sudoeste da Bahia, como o Parque Nacional e o Refúgio da Vida Silvestre de Boa Nova (Ba), Parque Municipal da Serra do Periperi (Vitória da Conquista/Bahia). As famílias mais representativas na Coleção são Fabaceae, Melastomataceae, Asteraceae, Euphorbiaceae, Malpighiaceae e Apocynaceae.
- Material divulgação: https://www.youtube.com/watch?v=4T8lKux8Fkw; https://www.instagram.com/p/DH_Uaqfxz-B/
Curador: Murilo do Canto Batista Alves | Luís Carlos Bernacci
Site: http://herbario.iac.sp.gov.br/; https://specieslink.net/col/IAC/
Endereço: Av. Dr. Theodureto de Almeida Camargo, 1500
Telefone: (19) 3202-1811
E-mail: herbarioIAC@gmail.com
Cidade: Campinas
Estado: SP
Região: Sudeste
Descrição: Fundado em 05 de julho de 1935, o Herbário IAC foi o quarto herbário criado no Estado de São Paulo e está inserido no Centro Experimental do Instituto Agronômico, em Campinas, o qual foi fundado em 1887 por Dom Pedro II.
Tem como missão preservar o acervo botânico coletado em ambientes agrícolas e naturais, promover o estudo taxonômico e caracterização de espécies, avaliar espécies para cultivo, conservar cultivares tradicionais e buscar novos recursos agrícolas.
Atualmente, no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Recursos Genéticos Vegetais (CPDRGV), integra o Laboratório Banco de Sementes, Herbário e Taxonomia (LBSHT), que conta, ainda, com uma sementeca com aproximadamente 70.000 amostras e um BAG para conservação de sementes ortodoxas a -20° C.
O botânico iniciador do acervo foi o americano William G. Houk. Importantes coleções de G.A. Black, A. Ducke, R.L. Froés, J. Murça Pires, L. Krieger, Amaro Macedo, Ahmés P. Viégas, Hermógenes F. Leitão Filho, J. Santoro, Athos de Sousa Lima, José de Campos Novaes, D.M. Dedecca, Hermes M. Souza, Condorcet Aranha, Alcides Carvalho, Helmut P. Krug, Glauco P. Viégas, Felisberto C. Camargo, Antonieta Pia de Toledo e Gregório G. Bondar estão depositadas no IAC.
O IAC tem aproximadamente 60 mil exsicatas, organizadas (APG IV e sistemas correspondentes) em coleção geral e materiais-tipos (105), informatizadas e em processo de digitalização. Destacando a flora paulista, vasto material dos biomas brasileiros, significativo número de cultivares e plantas de interesse agrícola, incluindo exemplares do século XIX, além de coletas (5.163) oriundas de outros 34 países.
O acervo, composto por aproximadamente 70% de plantas nativas, representa Bryophytas, Marchantiophytas e Tracheophytas, em 10 classes, 73 ordens, 297 famílias, 2.941 gêneros em ca.12.900 espécies.
- Material de divulgação: https://www.youtube.com/watch?v=F5lpYnq_U4c
Curador: Helena Joseane Raiol Souza - (speciesLink)
Site: https://specieslink.net/col/IAN/
Endereço: Trav. Dr. Enéas Pinheiro, s/n°, Bairro Marco; Caixa postal 48
Telefone: (91) 3204-1141
E-mail: cpatu.herbario@embrapa.br
Cidade: Belém
Estado: PA
Região: Norte
Descrição: O Herbário IAN foi criado em 1945 pelos botânicos João Murça Pires e William Archer. Desde 2004 está credenciado junto ao CGEN como fiel depositário. Seu acervo científico constitui uma valiosa fonte de documentação e informação sobre a Amazônia, composto por aproximadamente 199 mil exsicatas, Xiloteca com cerca de 8 mil amostras de madeira, Carpoteca com 700 frutos desidratados e 290 em meio líquido, Fototeca com ca. 30 mil fotografias de tipos e coleção de tipos com ca. 3 mil amostras. Coleções menores, mas não menos importantes, fazem parte desse patrimônio científico, como flores em meio líquido (321 amostras), sementes desidratadas (230), plântulas em meio líquido (54) e desidratadas (65 amostras). O Herbário IAN da Embrapa Amazônia Oriental armazena milhares de dados acerca da biodiversidade vegetal, com destaque para a flora amazônica cujo o objetivo é subsidiar pesquisas em várias áreas do conhecimento voltados, principalmente, para o bioma Amazônia.
Curador: Mara Rejane Ritter
Site: https://www.ufrgs.br/herbarioicn/; https://www.instagram.com/herbarioicn/; https://www.facebook.com/herbario.icn; https://specieslink.net/col/ICN/
Endereço: Prédio 43433, bloco IV.; Av. Bento Gonçalves, 9500. Bairro Agronomia.
Telefone: (51) 3308-7682
E-mail: herbarioicn@ufrgs.br
Cidade: Porto Alegre
Estado: RS
Região: Sul
Descrição: O Herbário ICN teve início em 1937, através da coleção de Alarich R. Schultz, pesquisador e professor de Botânica da então Faculdade de Filosofia da Universidade do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente o ICN está vinculado ao Departamento de Botânica/Instituto de Biociências e seu acervo conta com mais de 203 mil exemplares registrados, abrangendo Angiospermas, Gimnospermas, Monilófitas, Briófitas, Algas, Fungos e Líquens, além da coleção de DNA. Mais de 160 mil exemplares já estão informatizados e vários grupos já tem imagens disponibilizadas. Destaca-se a presença de 369 typus de plantas (e mais 803 paratypus), em sua grande maioria, da flora do Estado. O Herbário ICN faz parte da Rede de Herbários do Rio Grande do Sul e do Brasil.
- Material de divulgação: https://www.youtube.com/watch?v=KPr4cPFTBKc; https://www.youtube.com/watch?v=Ws70C1WaQXY; https://www.youtube.com/watch?v=FVUD0LXbMWk
Curador: Michael Hopkins
Site: https://portalcolecoes.inpa.gov.br/index.php/botanicascol; https://www.youtube.com/@herbarioinpa9459; https://specieslink.net/col/INPA/
Endereço:
Telefone: (92) 3563-3125
E-mail: herbario@inpa.gov.br
Cidade: Manaus
Estado: AM
Região: Norte
Descrição: O Herbário INPA foi a primeira coleção criada, juntamente com o Instituto em julho de 1954. Atualmente o acervo está próximo de 260.000 registros, dentre eles cerca de 1.200 typus nomenclaturais, uma coleção de mais de 25.000 fototipos além das coleções associadas: Xiloteca com mais de 10.000 amostras e Carpoteca com cerca de 2.000 exemplares. Cerca de 90% do acervo é composto por representantes da flora Amazônica Brasileira e de outros países da bacia Amazônica, representando a maior coleção de plantas da Amazônia e o quinto maior herbário brasileiro. O Herbário INPA mantêm intenso intercâmbio com Instituições e Herbários brasileiros e estrangeiros. Os dados do Herbário INPA estão totalmente informatizados através do Programa BRAHMS (Botanical Research And Herbarium Management System), desenvolvido pelo Dr. Denis Filer, da Universidade de Oxford, Inglaterra e os dados também podem ser acessados através do site: http://angelim.inpa.gov.br.
- Material de divulgação: https://www.youtube.com/watch?v=M43zyFcxWsA
Curador: Rita de Cássia Araújo Pereira
Site: http://www.ipa.br/herbario.php; https://specieslink.net/col/IPA/
Endereço: Av. Gal. San Martin 1371; Bongi
Telefone: (81) 3184-7264
E-mail: rita.pereira@ipa.br
Cidade: Recife
Estado: PE
Região: Nordeste
Descrição: O Herbário IPA - Dárdano de Andrade Lima, com 80 anos de existência, é a mais antiga e completa fonte de informação sobre a flora do Nordeste do Brasil, sendo uma referência mundial para as espécies do Bioma Caatinga. Possui um acervo de aproximadamente 91.000 exsicatas, contando com a maior coleção, do país, de plantas da caatinga, e uma das maiores em espécies de palmeiras do Brasil. Desse conjunto ainda faz parte um total de cerca de 200.000 duplicatas, utilizadas para estudos e intercâmbios. Entre as atividades desenvolvidas no Herbário IPA, destacam-se as pesquisas ligadas ao aproveitamento dos recursos naturais; o apoio às pesquisas desenvolvidas em todos os projetos da Empresa - IPA ligadas à agropecuária; registro dos estudos de floras de ecossistemas praticamente extintos, como as áreas inundadas por represas ou alteradas por ação antrópica; a preservação de material botânico oriundo de dissertações e teses realizadas no Brasil e mais especialmente os trabalhos realizados nas diversas Universidades de Pernambuco, e o apoio logístico à trabalhos científicos e de interesse popular, através de empréstimo ou doação de duplicatas. Em paralelo a essas atividades, disponibiliza sua infraestrutura como núcleo de formação de novos botânicos sistematas e de treinamento de especialistas. O público usuário do Herbário IPA pertence às mais diversas camadas da população, pelo fato de suas instalações estarem inseridas dentro de uma empresa que presta serviços à comunidade científica, e também a uma ampla faixa de produtores rurais. Não é, portanto incomum a procura de seus pesquisadores para identificar material botânico das diversas atividades agropecuárias. Entretanto, seu maior uso, é feito pela comunidade científica local e de outras regiões do Brasil e do Exterior.
Curador: Vânia Rosseto Marcelino
Site: https://www3.unicentro.br/noticias/2021/05/03/herbario-da-unicentro-conta-com-milhares-de-amostras-para-consulta/; https://www.instagram.com/unicentroirati/; https://specieslink.net/col/IRATI/
Endereço: Rua Profa. Maria Roza Zanon de Almeida, s/n. Bairro: Eng. Gutierrez ? Caixa Postal 21
Telefone: (42) 3421-3097
E-mail: herbarioirati@unicentro.br
Cidade: Irati
Estado: PR
Região: Sul
Descrição: O Herbário IRATI iniciou suas atividades em 10 de junho de 2002, como Projeto de Extensão Institucional. Está lotado no Departamento de Engenharia Florestal da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), campus Irati/PR, Laboratório de Conservação da Natureza, desde 2008. Na época, o acrônimo do herbário era HUCO, mas passou a ser IRATI no momento em que foi registrado no Index Herbariorum. O Herbário IRATI mantém um acervo com predomínio de representantes da Floresta Ombrófila Mista, mas também há espécimes das florestas Densa e Estacional, da Estepe e da Savana, além de alguns outros de ecossistemas menos representados. Mantém uma política de intercâmbio com programas de permuta e empréstimos.
- Material de divulgação: https://www.youtube.com/watch?v=eXhzPnUrtzs
Curador: Marcela Silva Cáceres
Site: https://specieslink.net/col/ISE/
Endereço: Av. Vereador Olimpio Grande, s/n - Centro
Telefone: (79) 3432-8222
E-mail: mscaceres@hotmail.com
Cidade: Itabaiana
Estado: SE
Região: Nordeste
Descrição: O herbário ISE, cuja sigla representa a cidade de Itabaiana (I) e o estado de Sergipe (SE), onde está localizado, foi criado no dia 17 de abril de 2012. O herbário ISE foi criado exclusivamente para ser depositário de coleções de fungos liquenizados (liquens), compreendendo um total de cerca de 16.000 espécimens (exsicatas), principalmente de liquens corticícolas crostosos, provenientes de diversos biomas brasileiros como a Mata Atlântica, Amazônia, Caatinga, Restingas e Mangues.
- Material de divulgação: https://blog.cria.org.br/2013/08/visitas-as-colecoes-de-sergipe-e-da.html
Curador: Karin Esemann-Quadros
Site: https://specieslink.net/col/JOI/; https://www.instagram.com/herbariojoi/
Endereço: Rua Paulo Malschitski, 10 Zona Industrial, Bloco D - Sala D-19
Telefone: (47) 3461-9040, 3461-9091
E-mail: karin.esemann@univille.br
Cidade: Joinville
Estado: SC
Região: Sul
Descrição: O herbário Joinvillea foi criado em 2003 recebendo este nome em homenagem à cidade de Joinville e ao gênero Joinvillea, com o intuito de documentar a flora local, regional, estadual e de estados vizinhos. O Herbário JOI é integrado ao Jardim Botânico da UNIVILLE e vinculado aos cursos de Ciências Biológicas, Farmácia e Engenharia Ambiental. Possui um acervo de mais de 12.000 exsicatas em seu banco de dados, principalmente de plantas de Floresta Ombrófila Densa e Mista, Restinga e Manguezal. A coleção conta com representantes de Angiospermas, Gimnospermas, Pteridófitas, Briófitas e Líquens, sendo Angiospermas o maior grupo. As famílias botânicas mais representativas são: Asteraceae, Bromeliaceae, Fabaceae, Lauraceae, Melastomataceae, Myrtaceae, Orquidaceae e Rubiaceae.
- Material de divulgação: https://www.instagram.com/p/DIMlS5NR4VG/
Curador: João Carlos Ferreira de Melo Júnior
Site: https://specieslink.net/col/JOIw/
Endereço: Rua Paulo Malschitzki, 10. Zona Industrial
Telefone:
E-mail: joao.melo@univille.br
Cidade: Joinville
Estado: SC
Região: Sul
Descrição: A Xiloteca Joinvillea (JOIw) iniciou suas atividades em 2005 e abriga 2100 amostras de madeiras, sendo 1976 identificadas ao nível de espécie. Há um total de 442 espécies, distribuídas em 264 gêneros e 79 famílias. As madeiras preponderantemente são oriundas das formações de Mata Atlântica do estado de SC.
Curador: Maria Regina de Vasconcelos Barbosa
Site: https://www.instagram.com/herbariojpb/; https://specieslink.net/col/JPB/
Endereço: Caixa Postal 5065, Cidade Universitária
Telefone: (83) 3216-7387
E-mail: mregina@dse.ufpb.br
Cidade: João Pessoa
Estado: PB
Região: Nordeste
Descrição: O Herbário Lauro Pires Xavier foi iniciado em 1938, tendo como origem a coleção particular do Dr. Lauro Pires Xavier. Na década de oitenta o herbário passou a integrar a rede do Projeto Flora CNPq, o que deu um grande impulso ao seu desenvolvimento. À partir de 1997, passou a ser o herbário de referência para o Projeto Flora Paraibana, apoiado pelo CNPq. O herbário Lauro Pires Xavier é registrado no Index Herbariorum com o acrônimo JPB e conta atualmente com cerca de 43.000 mil exsicatas distribuídas principalmente entre Angiospermas, Algas e Fungos. Este material tem como procedência principal o estado da Paraíba, estando representados também outros estados do Nordeste e algumas regiões do país na quais pesquisadores do Departamento estiveram coletando. Além disso, temos em nosso acervo doações oriundas de coleções com as quais mantemos intercâmbio científico, particularmente material das famílias Rubiaceae, Solanaceae e Rhamnaceae que recebemos para identificação.
- Material de divulgação: https://www.youtube.com/watch?v=OKDQGK2mnA0; https://www.youtube.com/watch?v=0aw7vYVia30; https://www.youtube.com/watch?v=htrc-C-NQ8U; https://www.youtube.com/watch?v=fhoZyjAJwUg; https://www.youtube.com/watch?v=ueyYtLjB9jQ
Curador: Christian da Silva
Site: https://www.udesc.br/ceres/labot_lag/herbariolag; https://linktr.ee/labotceres; https://www.instagram.com/labotceres/; https://specieslink.net/col/LAG/
Endereço: Rua Cel. Fernandes Martins, 270 - Progresso
Telefone: (48) 3647-7900
E-mail: herbariolag.ceres@udesc.br
Cidade: Laguna
Estado: SC
Região: Nordeste
Descrição: O Herbário Anita Garibaldi foi nomeado em homenagem à ?heroína dos dois mundos?, ilustre figura histórica do estado de Santa Catarina e da cidade de Laguna. Sua sigla, LAG, também é uma alusão ao nome dessa cidade que é a sede do Centro de Educação Superior da Região Sul, da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC-CERES), instituição à qual o herbário está vinculado. A planta símbolo do Herbário LAG é a mesma que a da cidade de Laguna, o butiá (Butia catarinensis Noblick & Lorenzi). Trata-se de uma espécie endêmica das restingas de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, de grande importância ecológica e econômica, devido ao consumo de seus frutos in natura ou em outras preparações como sucos e sorvetes.
O município de Laguna está localizado no litoral sul catarinense e abriga grande diversidade de formações vegetais, as quais vão desde florestas ombrófilas, restingas herbáceas a arbóreas, vegetação de costões rochosos, até manguezais, marismas e outros tipos de vegetação aquática. Além disso, está em uma área de transição entre os climas tropical e subtropical, o que a torna muito interessante do ponto de vista biogeográfico. Diante disso, a criação do LAG tem o potencial de impulsionar os estudos da vegetação da região, ainda incipientes.
O cadastramento do Herbário LAG no Index Herbariorum ocorreu em setembro de 2019. Logo em seguida foi cadastrado no Sistema de Gerenciamento de Coleções Botânicas do JBRJ, o Jabot. Em 2021, foi formalizado na UDESC-Laguna e adicionado à Rede Brasileira de Herbários, ao INCT-HVFF e à Rede speciesLink. Esperamos que o LAG seja representativo não somente da flora regional, mas também de outras localidades e de grupos abrangentes como as gramíneas, especialidade do curador da coleção, o Prof. Dr. Christian da Silva.
Estamos abertos a visitações de estudantes de graduação, pós-graduação e pesquisadores, assim como da comunidade em geral em ações de extensão (moradores locais, turistas, escolas de ensino básico, dentre outros). Doações e permutas são bem-vindas e empréstimos serão concedidos entre herbários. Também temos interesse em parcerias com empresas (e.g. consultoria ambiental), fundações e órgãos públicos que possam gerar recursos para melhorias e manutenção da coleção.
- Material de divulgação: https://www.instagram.com/p/C-VlJUCp4Xk/; https://www.youtube.com/watch?v=G6i-OMa76p4
Curador: Roseli Lopes da Costa Bortoluzzi
Site: https://www.instagram.com/herbario_lusc/; https://specieslink.net/col/LUSC/
Endereço: Avenida Luiz de Camões, 2090
Telefone: (49) 3289-9190
E-mail: herbario@cav.udesc.br
Cidade: Lages
Estado: SC
Região: Sul
Descrição: O Herbário Lages da Universidade do Estado de Santa Catarina (LUSC) foi fundado em 2006 e oficializado institucionalmente em 2011. Atualmente possui cerca de 6.100 espécimes e encontra-se cadastrado no Index Herbariorum sob o acrônimo LUSC. A coleção possui cerca de 80% dos exemplares da Região Sul do Brasil, principalmente do estado de Santa Catarina, todos pertencentes ao bioma Mata Atlântica. Os espécimes registrados na coleção são oriundos de levantamentos florísticos em áreas úmidas (banhados) e em áreas de Floresta Ombrófila Mista, com ocorrência no Planalto Catarinense e tem como objetivo contribuir com o conhecimento da Flora Catarinense.
- Material de divulgação: https://www.udesc.br/noticia/herbário_da_udesc_lages_tem_mais_de_seis_mil_espécimes_de_plantas
Curador: Rosângela Pereira de Lyra Lemos
Site: https://www2.ima.al.gov.br/herbario/; https://www.instagram.com/ima.alagoas; https://specieslink.net/col/MAC/
Endereço: Avenida Major Cícero de Góes Monteiro, 2197
Telefone:
E-mail: herbariomac.ima@gmail.com
Cidade: Maceió
Estado: AL
Região: Nordeste
Descrição: O herbário MAC é depositário da principal coleção do Estado e fornece informações científicas sobre vários aspectos botânicos, principalmente sobre a diversidade da flora alagoana; Através do sistema de intercâmbio são atendidas solicitações de pesquisadores de todo o país que solicitam empréstimos de material para estudos específicos de taxonomia bem como troca de material duplicata. Recebe frequentemente estudantes de graduação e pós-graduação buscando identificação de plantas para o embasamento de suas pesquisas sejam monografias, dissertações e teses.
O herbário tem participação efetiva na elaboração de pareceres técnicos do Instituto referentes à vegetação e flora de Alagoas no que se refere ao estágio de conservação, espécies presentes, justificativas para preservação, etc. respaldadas na legislação estadual e federal.
São nossos parceiros os órgãos de fomento a pesquisa de Alagoas (FAPEAL) e a PETROBRAS e várias Usinas de Açúcar de Alagoas que têm mostrado interesse na preservação ambiental e têm reconhecido o valor da consolidação de uma coleção botânica em Alagoas.
As principais coleções são provenientes da Mata Atlântica e caatinga alagoanas, mas estão representados todos os ecossistemas ocorrentes no Estado.
- Material de divulgação: https://www.instagram.com/p/C7Hj7KQrrpM/
Curador: Eduardo Bezerra de Almeida Júnior
Site: https://herbario-do-maranhao-mar.webnode.com/; https://www.instagram.com/herbariomar/; https://specieslink.net/col/MAR/
Endereço: Av. dos Portugueses s/n, Bairro Bacanga
Telefone: (98) 3272-8542
E-mail: herbariomar@gmail.com
Cidade: São Luís
Estado: MA
Região: Nordeste
Descrição: O "Herbário" do Departamento de Biologia, sendo assim denominado por manter um acervo botânico de estudos desenvolvidos pelos professores do Departamento de Biologia, caracterizou-se como coleção biológica a partir da fusão do Herbário Ficológico do Laboratório de Hidrobiologia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e da coleção organizada pelos botânicos Ilse Gottsberg e Gerhard Gottsberg, do Departamento de Psicologia e Biologia da UFMA.
A partir de 1981, Warwick Estevam Kerr veio para o Dep. de Psicologia e Biologia da UFMA, para então organizar o Dep. de Biologia. Convidados por ele vieram os botânicos Ilse Gottsberg e Gerhard Gottsberg, que iniciaram coletas no Estado e organizaram uma coleção de plantas. Esta coleção começou no dia 07 de agosto de 1981, com a exsicata do arbusto Gustavia augusta L. (Lecythidaceae), coletada em Vila de Santa Rita, ao longo da BR-135.
A partir de então, Ilse e Gerhard iniciaram um programa de coletas no Estado, principalmente nos cerrados incluindo: a Ilha do Maranhão, Codó, Barreirinhas, Alcântara, Nina Rodrigues e Santa Rita. O Herbário do Departamento de Biologia da UFMA é uma coleção científica que tem entre seus objetivos ser um herbário especializado na Flora do Estado do Maranhão, mas que também abriga espécimes da flora de Estados circunvizinhos. O Herbário conta com aproximadamente 8.500 espécimes vegetais proveniente de coletas de professores e alunos de graduação e de pós-graduação.
Recentemente, com o intuito de consolidar o acervo, que cresce a cada dia, a coleção biológica recebeu o nome de Herbário do Maranhão, sigla MAR, cujas coletas concentram-se nas áreas de restinga e cerrado do Estado. Além disso, estão sendo organizadas as coleções especiais: Convolvulaceae: Flora da Ilha de São Luís; Solanaceae: Flora do Estado; e Sapotaceae: Flora do Estado (projeto em desenvolvimento).
É importante destacar o apoio recebido do Governo do Estado do Maranhão, através do edital CBIOMA/FAPEMA, para a implantação do Herbário MAR, contribuindo para ampliação e divulgação dos registros da flora maranhense.
Curador: Sacha Lubow
Site: http://www.curitiba.pr.gov.br/conteudo/museu-botanico-smma/340; https://specieslink.net/col/MBM/
Endereço:
Telefone: (41) 3362-1800
E-mail: herbariombm@curitiba.pr.gov.br
Cidade: Curitiba
Estado: PR
Região: Sul
Descrição: O acervo do Museu Botânico Municipal (MBM) é composto por 435.000 amostras, sendo considerado um dos maiores herbários do país e o maior da flora sul brasileira. É um acervo científico devidamente catalogado e identificado pelos mais conceituados especialistas, tendo como público alvo estudantes e pesquisadores das áreas botânicas e afins. Apresenta um programa de permuta de duplicatas de material botânico, mantendo intercâmbio com 207 instituições congêneres, sendo 53 brasileiras e 154 internacionais. Possui, atualmente, cerca de 2.900 typus nomenclaturais. Para poder manter esse intercâmbio, desenvolve um expressivo programa de coletas botânicas, realizando, de quatro a cinco grandes expedições anuais, geralmente aos estados da Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso, Rondônia, Mato Grosso do Sul, Goiás, Espírito Santo, Tocantins, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Anualmente o acervo é incrementado em cerca de 6.000 novos espécimes. Além do programa de permutas de duplicatas, ainda promove o empréstimo de exsicatas para dissertações de mestrado e teses de doutorado, para pesquisadores brasileiros e de instituições fora do Brasil. A coleção do Museu Botânico Municipal é reconhecida por sua importância, estando credenciada como Instituição Fiel Depositária de Componentes do Patrimônio Genético junto ao (CGEN). É reconhecida internacionalmente, sendo referência para os projetos Flora do Estado do Paraná e Flora do Brasil 2020.
- Material de divulgação: https://www.turistoria.com.br/museubotanico
Curador: Helio de Queiroz Boudet Fernandes
Site: http://inma.gov.br/; https://www.instagram.com/inma.oficial/; https://specieslink.net/col/MBML-Herbario/
Endereço: Av. José Ruschi, 4 - Centro
Telefone: (27) 3259-1182
E-mail: mbml.herbario@inma.gov.br
Cidade: Santa Teresa
Estado: ES
Região: Sudeste
Descrição: As coleções são voltadas para a biota da Mata Atlântica e/ou do Estado do Espírito Santo. Realiza empréstimos e troca de material. Público alvo - pesquisadores, estudantes que desenvolvem projetos de pesquisa e técnicos em estudos ambientais.
- Material de divulgação: https://www.youtube.com/watch?v=YEN-o0mDnRE
Curador: Rúbia Santos Fonseca
Site: https://herbariomcca.wordpress.com/; https://www.facebook.com/herbariomcca/; https://www.instagram.com/herbarionortemineiro/; https://podcasters.spotify.com/pod/show/herbarionortemineiro; https://specieslink.net/col/MCCA/
Endereço: Avenida Universitária, 1.000 ? Bairro Universitário
Telefone: (38) 2101-7720
E-mail: herbariomcca@ica.ufmg.br
Cidade: Montes Claros
Estado: MG
Região: Sudeste
Descrição: Esse Herbário visa contribuir com as pesquisas na área das ciências agrárias e catalogar espécies da flora nativa da região norte de Minas Gerais.
- Material de divulgação: https://www.youtube.com/watch?v=1NGQGT8E1D0
Curador: Maria das Dores Magalhães Veloso
Site: https://specieslink.net/col/MCMG/
Endereço: Av. Rui Braga, s/n - Vila Mauricéia
Telefone: (38) 3229-8187
E-mail: herbario.unimontes@gmail.com
Cidade: Montes Claros
Estado: MG
Região: Sudeste
Descrição: O Herbário Montes Claros (MCMG) pertence ao Departamento de Biologia Geral, foi criado em 2007 e encontra-se na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). O MCMG apresenta mais de 7000 registros de espécies vegetais de diversas formações vegetais brasileiras, sendo elas do cerrado, caatinga, mata seca, vereda, campo rupestre, entre outros. Essa coleção de plantas armazena informações representativas das espécies, sendo importante para trabalhos taxonômicos, identificação e florística.
- Material de divulgação: https://unimontes.br/primeiro-herbario-do-norte-de-minas-tem-mais-de-seis-mil-amostras-de-plantas-catalogadas/; https://www.youtube.com/watch?v=gzjJ-tj7B0o
Curador: Flávia Cristina Araújo Lucas
Site: https://herbariomfs.uepa.br; https://www.instagram.com/herbario.mfs/; https://specieslink.net/col/MFS/
Endereço: Rua do Una, n°156; Telégrafo
Telefone: (91) 4009-9567
E-mail: herbario.mfs@gmail.com
Cidade: Belém
Estado: PA
Região: Norte
Descrição: A criação do Herbário MFS representa mais um passo em busca do fortalecimento do diálogo entre ciência, tecnologia e sociedade na região amazônica. Com esses direcionamentos e parcerias institucionais (Museu Paraense Emílio Goeldi e Embrapa Amazônia Oriental), a Universidade do Estado do Pará solidifica seu compromisso em abrigar patrimônio vegetal.
- Material de divulgação: https://www.youtube.com/watch?v=mwIvQ7WRnJk; https://www.instagram.com/reel/Cw0jj4WOVC_/; https://www.youtube.com/watch?v=I156cxRFopc
Curador: Carlos Alberto Santos de Lucena
Site: https://www.pucrs.br/mct/colecoes/botanica/; https://www.instagram.com/mctpucrs/ https://www.instagram.com/museudecienciasnaturaisrs/; https://specieslink.net/col/MPUC/
Endereço: Av. Ipiranga 6681 - prédio 40
Telefone: (51) 3320-3521
E-mail: colecoes.mct@pucrs.br
Cidade: Porto Alegre
Estado: RS
Região: Sul
Descrição: O Herbário MPUC foi iniciado a partir de uma coleção histórica, de 572 espécimes coletados entre 1930 e 1960. Mais tarde, esta coleção passou a fazer parte do Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS, do qual deriva a sigla MPUC. A coleção abrange principalmente plantas nativas no Rio Grande do Sul, a maioria Angiospermas, além de fungos e fungos liquenizados. O acervo abriga alguns espécimes tipo como isoparátipos, isótipos e parátipos. O MPUC faz parte da Rede Brasileira de Herbários e está cadastrado no Diretório Global de Herbários Públicos, o Index Herbariorum. A coleção está integralmente on line aqui na rede speciesLink e na base de dados de biodiversidade internacional GBIF - Global Biodiversity Information Facility.
- Material de divulgação: https://www.youtube.com/watch?v=GcN06GSJdys
Curador: Adriana Quintella Lobão
Site:
Endereço:
Telefone:
E-mail:
Cidade:
Estado:
Região:
Descrição:
Curador: Lísia Mônica de Souza Gestinari
Site:
Endereço:
Telefone:
E-mail:
Cidade:
Estado:
Região:
Descrição:
Curador: Francisco de Paula Athayde Filho
Site:
Endereço:
Telefone:
E-mail:
Cidade:
Estado:
Região:
Descrição:
Curador: Viviane R. Scalon
Site:
Endereço:
Telefone:
E-mail:
Cidade:
Estado:
Região:
Descrição:
Curador: Juliano Morales de Oliveira
Site:
Endereço:
Telefone:
E-mail:
Cidade:
Estado:
Região:
Descrição:
Curador: Andréia Fonseca Silva
Site:
Endereço:
Telefone:
E-mail:
Cidade:
Estado:
Região:
Descrição:
Curador: Caroline Scherer - (speciesLink)
Site:
Endereço:
Telefone:
E-mail:
Cidade:
Estado:
Região:
Descrição:
Curador: Marco Otávio Dias Pivari
Site:
Endereço:
Telefone:
E-mail:
Cidade:
Estado:
Região:
Descrição:
Curador: Maria Rita Cabral Sales de Melo
Site:
Endereço:
Telefone:
E-mail:
Cidade:
Estado:
Região:
Descrição:
Curador: Mariângela Menezes
Site:
Endereço:
Telefone:
E-mail:
Cidade:
Estado:
Região:
Descrição:
Curador: Marcelo da Cosa Souza
Site:
Endereço:
Telefone:
E-mail:
Cidade:
Estado:
Região:
Descrição:
Curador: Berta Villagra
Site:
Endereço:
Telefone:
E-mail:
Cidade:
Estado:
Região:
Descrição:
Curador: Rosana Conrado Lopes
Site:
Endereço:
Telefone:
E-mail:
Cidade:
Estado:
Região:
Descrição:
Curador: Ana Angélica Monteiro de Barros
Site:
Endereço:
Telefone:
E-mail:
Cidade:
Estado:
Região:
Descrição:
Curador: Alan de Araújo Roque
Site:
Endereço:
Telefone:
E-mail:
Cidade:
Estado:
Região:
Descrição:
Curador: Antônio Laffayete Pires da Silveira
Site:
Endereço:
Telefone:
E-mail:
Cidade:
Estado:
Região:
Descrição:
Curador: Cristiano Roberto Buzatto
Site:
Endereço:
Telefone:
E-mail:
Cidade:
Estado:
Região:
Descrição:
Curador: Luís Fernando Tavares de Menezes
Site:
Endereço:
Telefone:
E-mail:
Cidade:
Estado:
Região:
Descrição:
Curador: Leonardo Biral dos Santos - (speciesLink)
Site:
Endereço:
Telefone:
E-mail:
Cidade:
Estado:
Região:
Descrição:
Curador: Daniela Sampaio
Site:
Endereço:
Telefone:
E-mail:
Cidade:
Estado:
Região:
Descrição:
Curador: Francisca Helena Muniz
Site:
Endereço:
Telefone:
E-mail:
Cidade:
Estado:
Região:
Descrição:
Curador: Pedro Joel da Silva Filho
Site:
Endereço:
Telefone:
E-mail:
Cidade:
Estado:
Região:
Descrição:
Curador: Fiorella Fernanda Mazine Capelo
Site:
Endereço:
Telefone:
E-mail:
Cidade:
Estado:
Região:
Descrição:
Curador: Denilson Fernandes Peralta
Site:
Endereço:
Telefone:
E-mail:
Cidade:
Estado:
Região:
Descrição:
Curador: ( speciesLink )
Site:
Endereço:
Telefone:
E-mail:
Cidade:
Estado:
Região:
Descrição:
Curador: Milton Groppo Júnior
Site:
Endereço:
Telefone:
E-mail:
Cidade:
Estado:
Região:
Descrição:
Curador: Leonardo Maurici Borges
Site:
Endereço:
Telefone:
E-mail:
Cidade:
Estado:
Região:
Descrição:
Curador: Osny Tadeu de Aguiar
Site:
Endereço:
Telefone:
E-mail:
Cidade:
Estado:
Região:
Descrição:
Curador: Celice Alexandre Silva
Site:
Endereço:
Telefone:
E-mail:
Cidade:
Estado:
Região:
Descrição:
Curador: Gardene Sousa
Site:
Endereço:
Telefone:
E-mail:
Cidade:
Estado:
Região:
Descrição:
Curador: Marina Wolowski Torres
Site:
Endereço:
Telefone:
E-mail:
Cidade:
Estado:
Região:
Descrição:
Curador: Caroline Andrino
Site:
Endereço:
Telefone:
E-mail:
Cidade:
Estado:
Região:
Descrição:
Curador: Lívia Cordi
Site:
Endereço:
Telefone:
E-mail:
Cidade:
Estado:
Região:
Descrição:
Curador: Luiz Alberto Mattos Silva
Site:
Endereço:
Telefone:
E-mail:
Cidade:
Estado:
Região:
Descrição:
Curador: Almecina Balbino Ferreira
Site:
Endereço: Br 364 - km 04 - Campus Universitário - Distrito Industrial
Telefone:
E-mail:
Cidade:
Estado:
Região:
Descrição: O Herbário da UFAC (UFACPZ) foi criado em 1979, atualmente conta com mais de 20.000 espécimes registrados. Teve como principal colaborador, o Jardim Botânico de Nova York que impulsionou as coletas a partir da década de 90. A composição do acervo do Herbário UFACPZ é representada em 100% da flora amazônica brasileira. Mantém intercâmbio com os países vizinhos, Peru e Bolívia, além da parceria com o NYBG (New York Botanical Garden). O mesmo está em processo de informatização com a ferramenta Brahms.
Curador: Danielle de Oliveira Diniz Neres
Site:
Endereço:
Telefone:
E-mail:
Cidade:
Estado:
Região:
Descrição:
Curador: Germano Guarim Neto
Site:
Endereço:
Telefone:
E-mail:
Cidade:
Estado:
Região:
Descrição:
Curador: Marlene de Alencar Barbosa
Site:
Endereço:
Telefone:
E-mail:
Cidade:
Estado:
Região:
Descrição:
Curador: Iuri Goulart Baseia
Site:
Endereço:
Telefone:
E-mail:
Cidade:
Estado:
Região:
Descrição:
Curador: Luiz Alberto Pessoni - (speciesLink)
Site:
Endereço:
Telefone:
E-mail:
Cidade:
Estado:
Região:
Descrição:
Curador: Veridiana de Lara Weiser Bramante
Site:
Endereço:
Telefone:
E-mail:
Cidade:
Estado:
Região:
Descrição:
Curador: Lívia Godinho Temponi
Site:
Endereço:
Telefone:
E-mail:
Cidade:
Estado:
Região:
Descrição:
Curador: Norma Catarina - (speciesLink)
Site:
Endereço:
Telefone:
E-mail:
Cidade:
Estado:
Região:
Descrição:
Curador: Paulo Henrique Labiak Evangelista
Site:
Endereço:
Telefone:
E-mail:
Cidade:
Estado:
Região:
Descrição:
Curador: Leonor Costa Maia
Site: https://sites.ufpe.br/herbariourm/; http://inct.florabrasil.net/participantes/herbarios-curadores/urm; https://www.instagram.com/herbario_urm/; https://specieslink.net/col/URM/
Endereço: Av. Prof. Moraes Rego, 1235 - Cidade Universitária
Telefone: (81) 2126-8865
E-mail: herbario_urm@yahoo.com.br
Cidade: Recife
Estado: PE
Região: Nordeste
Descrição: O Herbário Pe. Camille Torrend (URM) foi criado em 1954, sob a chefia do ilustre micologista Prof. Augusto Chaves Batista. No seu primeiro ano de funcionamento, o Herbário URM tinha 1141 exsicatas registradas. Cedo esse número foi aumentado, graças às doações feitas, entre outros, pelo Prof. Petrak (fungos da Áustria), pelas Universidades de Pavia e Universidade da Califórnia e pelo Instituto de Botânica da Universidade de Turku, Finlândia (Pucciniaceae). Entre os principais coletores nacionais, destacaram-se Bento Pickel, E.P. Heringer, Oswaldo Soares, Dárdano de Andrade Lima, Albino Vital e o próprio Prof. Augusto Chaves Batista. Dentre os importantes coletores internacionais, há de se ressaltar a colaboração dos seguintes cientistas: Pe. Camille Torrend, E. Petrak, Rolf Singer, J.L. Howard, G.W. Martin, T.H. MacBride, N. Harrington, J.P. Trace, J.A. von Arx, B. Cooke, R. Ciferri, K. Pirozinski, H. Johannes, e outros. Das principais coleções do Herbário URM, constam ainda duplicatas da Flora Santesson, Fungi Excicattii Fennici, Mycologicum Herbarum - Washington State College, Fungi of Oregon, Flora da Suécia, Herbarum Museu Botanica Upsaliensis, Fungi Bohemia, University of Toronto e Herbarium - Pennsilvania State College, entre outras. Atualmente, o Herbário URM possui mais de 90.000 registros, e a sua coleção de fungos herborizados é uma das maiores da América Latina, constando principalmente de amostras das regiões Norte e Nordeste do Brasil.
- Material de divulgação: https://www.youtube.com/watch?v=ZNDtx_Q0eeY
Curador: Rita Maria de Carvalho Okano e Flávia Cristina P. Garcia
Site:
Endereço:
Telefone:
E-mail:
Cidade:
Estado:
Região:
Descrição:
Curador: Valquíria Ferreira Dutra
Site:
Endereço:
Telefone:
E-mail:
Cidade:
Estado:
Região:
Descrição: