Projeto e análise de Algoritmos. Estrutura de dados na memória principal. Algoritmos de ordenação. Algoritmos de pesquisa.
Bibliografia - Ziviani, N. Projeto de Algoritmos com implementação Pascal e C. Livraia Pioneira editora, SP, 1993 - Cormen, T., Leiserson, C., Rivest, R. Introduction to Algorithms. MIT Press, 1992 - Horowitz, E. Sahni, S. Fundaments of Computer Algorithms. Computer Science Press, 1978 - Aho, A.V., Hopcroft, J.E., Ullman, J.D. Data structure and Algorithms. Addison-Wesley, 1983
Ementa: Resolução de problemas de Bioinformática desafiadores utilizando técnicas de mineração de dados e recuperação de informação, esteiadas em mecanismos de máquinas de busca. Na medida do possível, os alunos serão incentivados a propor e desenvolver problemas na área.
Introdução à computação. Ambientes de programação. Redes de Computadores. Banco de dados. Ambientes unix. Ambientes de alto desempenho.
Bibliografia Variável inculindo textos e artigos abordando o tema computação e programação.
Estudo de propriedades físico-químicas das principais classes de Biomoléculas: Proteínas, Ácidos Nucleicos, Carboidratos e Lipídeos. Estudos de propriedades das Enzimas e Catálise enzimática. Bioenergética. Metabolismo Intermediário e vias de transdução de sinal nas células. Fluxo da Informação genética nas células.
Bibliografia: Bioquímica - L. Stryer- Sétima edição - Editora Guanabara Koogan - Lehninger Principios de Bioquímica -D.L. Nelson M.M. Cox- Sexta Edição- Editora Artmed - Fundamentos da Biologia Celular - Bruce Alberts et al. Terceira Edição- Editora Artmed .
Ementa: Ementa: Estudo de propriedades físico-químicas das principais classes de Biomoléculas: Proteínas, Ácidos Nucleicos, Carboidratos e Lipídeos. Estudos de propriedades das Enzimas e Catálise enzimática. Bioenergética. Metabolismo Intermediário e vias de transdução de sinal nas células. Fluxo da Informação genética nas células. Bibliografia:Bioquímica - L. Stryer-Sétima edição - Editora Guanabara Koogan - Lehninger Principios de Bioquímica -D.L. Nelson M.M. Cox- Sexta Edição- Editora Artmed - Fundamentos da Biologia Celular - Bruce Alberts et al. Terceira Edição- Editora Artmed .
OBS: Esta disciplina funciona como pré-requisito para EGTP
Docentes responsáveis pela disciplina: Andrea Mara Macedo, Francisco Pereira Lobo, José Miguel Ortega e Liza Felicori
Apresentação de seminários ministrados por alunos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Bioinformática, de docentes da UFMG e convidados nacionais e internacionais, sobre pesquisas na área da Bioinformática.
Apresentação de seminários ministrados por alunos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Bioinformática, de docentes da UFMG e convidados nacionais e internacionais, sobre pesquisas na área da Bioinformática.
Apresentação de seminários de alunos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Bioinformática, de docentes da UFMG e convidados nacionais e internacionais, na área de Bioinformática.
Apresentação de seminários ministrados por alunos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Bioinformática, de docentes da UFMG e convidados nacionais e internacionais, sobre pesquisas na área da Bioinformática.
Conteúdo variável para cada turma
Ementa: Como funciona o sequenciamento do transcriptoma tipo célula única (single-cell), diferenças entre métodos de sequenciamento de célula única, que tipo de pergunta o sequenciamento de célula única (single-cell) responde, exemplos de projetos que usam o sequenciamento de célula única (single-cell), métodos de análise tidy e por que usá-los, o alinhamento do transcriptoma de célula única (single-cell), inputando seus dados para o R, métodos de processamento, métodos de visualização, testando hipóteses em um dataset célula única (single-cell), pseudotime/rna velocity, principais problemas.
Aulas: as aulas serão realizadas nos dias 10,15,24 e 29 de maio
Pré-requisito: os alunos precisarão ter algumas noções básicas de R e de biologia molecular
Docentes responsáveis: Profa. Dra. Glória Franco e Izabela Mamede
Conteúdo variável para cada turma
O curso será realizado de modo online no período de 19 a 23 de fevereiro de 2024, nos horários de 9 às 12h e de 14 às 17h, totalizando 30 horas de aprendizado.
Conteúdo variável para cada turma
Ementa: Disciplina teórico-prática contendo introdução à genômica bacteriana, conceitos e abordagens (estrutural e funcional). Prática de montagem, anotação e genômica comparativa de bactérias.
Referências Bibliográficas: artigos científicos (material a ser disponibilizado).
Conteúdo variável para cada turma
Ementa: Motivação, fundamentos de percepção e cognição visual, tabelas e gráficos, relacionamentos quantitativos, técnicas de interação analítica, painéis, teoria de cores, visualização de texto, visualização de dados relacionais, estratégias de avaliação.
(60hrs/04 créditos)
Seminários online com palestrantes internacionais I - Braz Webinars
Seminários online com palestrantes internacionais na área de bioinformática, genômica, genética, evolução, microbiologia, e afins. A programação completa está anunciada no site http://bioinfo.icb.ufmg.br/BrazWebinars e os participantes da disciplina podem participar antes do início da disciplina e depois.
Conteúdo variável para cada turma.
Ementa: Abordagem relacionada ao Perfil Empreendedor. Conceito de Sistema de Informação; Criatividade; Processo Visionário.Estudo das Oportunidades. Rede de Relacionamentos. Plano de Negócios. Importância da criação da pequena e média empresa. Políticas e programas de apoio às pequenas e médias empresas. Os problemas característicos das pequenas e médias empresas. Formação e desenvolvimento de empreendedores. Importância da Geração de Negócios de Base Tecnológica. Perspectiva Institucional. Elos da Cadeia de Inovação. Relação Universidade-Empresa. Spin-off Acadêmico. Formação das Bases do Empreendimento Tecnológico. Desenvolvimento do Spin-off Acadêmico. Ambiente da Formação de Spin-offs Acadêmicos. Novo Empreendimento: Base Tecnológica, Base Financeira e Base Pessoal. Foco no Mercado e Produto. Plano de Negócio de Base Tecnológica. Plano Tecnológico do Novo Empreendimento. Estudo da Viabilidade Econômica-Financeira do Novo Empreendimento. Mapeamento Tecnológico.
Conteúdo variável para cada turma.
Ementa: Concept of Precision Health; Gene-environment interactions in Health Outcomes; Biomarkers and their Applications in Precision Health; Genomics and Personal genome ; Genetic Tests, Types, and Methods; Implementations of Genetic tests in Precision Health; Bioinformatics for Genetic Tests; Entrepreneurship opportunities in Genetic Test Sector; Hands-on (Project): Problem oriented research project design and execution (Hands-on): Identify and select Research Problem and Design the Research Project; Clinical Exome analysis and Interpretation (Hands-on) OR; Transcriptome analysis and Interpretation (Hands-on); Writing Research Paper.
Bibliografia: Barh et al., 2013: Omics for Personalized Medicine; ISBN 9788132211846, Springer 2.Kulkarni & Roy, 2014: Clinical Genomics; ISBN: 9780124047488, Elsevier 3.Barh & Verma., 2016: Progress and Challenges in Precision Medicine; ISBN: 9780128094112, Elsevier 4.Dhar et al., 2020: Handbook of Clinical Adult Genetics and Genomics; ISBN: 9780128173442, Elsevier 5.Barh D., 2020: Precision Medicine in Cancers and Non-Communicable Diseases; ISBN: 9780367571030, Taylor & Francis 6.Aydogan et al., 2020: Precision Medicine in Oncology; ISBN:9781119432487, John Wiley & Sons 7.Barh & Ahmetov, 2019: Sports, Exercise, and Nutritional Genomics; ISBN: 9780128161937, Elsevier 8.Carini et al, 2019: Handbook of Biomarkers and Precision Medicine; ISBN: 9780367730055, Taylor & Francis 9. Barh D., 2020: Artificial Intelligence in Precision Health; ISBN: 9780128173381, Elsevier
Participação do estudante no ensino prático e teórico da Bioinformática, visando a aquisição de experiência para o exercício de suas atividades didáticas, sob orientação de professor tutor designado em comum acordo com o docente coordenador da disciplina
Participação do estudante no ensino prático e teórico da Bioinformática, visando a aquisição de experiência para o exercício de suas atividades didáticas, sob orientação de professor tutor designado em comum acordo com o docente coordenador da disciplina