09 a 11 de setembro de 2025 | Londrina - PR

Inscrição

Sistema FAEP apresenta novo curso de milho durante seminário em Londrina

Treinamento prático permite identificar pragas e tomar decisões seguras para o controle das doenças

O Sistema FAEP lançou um novo curso voltado à cultura do milho. Agora, os produtores rurais contam com o treinamento 'Manejo Integrado do Milho', com carga horário de 56 horas. O curso será apresentado durante o XVIII Seminário Nacional de Milho Safrinha, promovido pela Associação Brasileira de Milho e Sorgo (ABMS) com apoio do Sistema FAEP, que acontece entre 9 e 11 de setembro, em Londrina, na região Norte do Paraná.


O curso 'Manejo Integrado do Milho' permite que o produtor e/ou trabalhador rural tome decisões seguras no controle de pragas ao longo do ciclo da cultura. Durante a formação, o participante aprende a identificar as doenças, realizar monitoramentos, entender os estádios da planta e utilizar as ferramentas adequadas. As aulas são práticas, com as atividades realizadas na lavoura e aplicação dos princípios do manejo integrado de forma eficiente.

"A qualificação é uma ferramenta essencial para melhorar a produção dentro da porteira e preparar os produtores rurais para os desafios do futuro. Ao investir na formação contínua dos nossos agricultores e pecuaristas, o Sistema FAEP cumpre sua missão de fortalecer a agropecuária paranaense", destaca o presidente interino do Sistema FAEP, Ágide Eduardo Meneguette.

Considerado referência na divulgação de conhecimento e inovações da cultura do milho safrinha, o Seminário Nacional de Milho Safrinha deve reunir mais de 500 profissionais do setor, entre técnicos de cooperativas, agroindustriais e empresas, pesquisadores, professores e agricultores.

Novidades

Desde o ano passado, o Sistema FAEP vem ampliando de forma estratégica seu catálogo de cursos. A expansão traz temas ligados às novas demandas do campo, tendências do setor, inovações tecnológicas e exigências legais, além de conteúdos voltados para profissionalização e geração de renda.

Somente em 2024, 22 novos cursos foram lançados. A lista mostra a diversidade de temas que integram o setor agropecuário - desde a operação de drones de pulverização e artesanato com produtos apícolas até capacitações sobre erva-mate, suinocultura, forragens e turismo rural.

Em 2025, novos títulos começaram a ser incorporados ao portfólio. Entre os destaques estão o curso de Aplicador Aeroagrícola Remoto (CAAR), obrigatório para operação de drones de pulverização; introdução ao QGIS, software de georreferenciamento com aplicações no planejamento rural; além de capacitações voltadas à produção de biojoias, manejo integrado e segurança do trabalho.

Outra novidade nas formações é a estrutura em três níveis de progressão - básico, intermediário e avançado -, que permite ao aluno evoluir gradualmente dentro de um tema, conforme seu grau de familiaridade com o conteúdo.

Todos os cursos do Sistema FAEP são gratuitos e com certificado. Para mais informações, basta acessar o site www.sistemafaep.org.br.